Maringá e região Noroeste seguem acompanhando o movimento estadual de compras da Black Friday. De acordo com sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, 35,3% dos consumidores locais veem vantagem na data, índice próximo à média do Paraná, que é de 36,8%.
O tíquete médio previsto para a região é de R$ 1.062,50, acima da média estadual de R$ 1.036,75. Entre os gêneros, os homens devem gastar em torno de R$ 1.367,39 – o maior valor masculino entre todas as regiões –, enquanto as mulheres planejam desembolsar R$ 728,57, o menor tíquete feminino do estado.
Principias produtos adquiridos na Black Friday
Os principais produtos adquiridos durante a Black Friday na região são os eletroeletrônicos (videogames, notebooks, celulares, TVs e tablets), que correspondem a 45,3% das intenções de compra e o os eletrodomésticos, com 43,4%. Além de itens de vestuário e calçados (15,1%), viagens e turismo (9,4%) e perfumes e cosméticos (5,7%).
Adesão dos paranaenses à Black Friday – Entre os que veem vantagem na Black Friday, 52,6% aguardam a ocasião para realizar compras, ante 45,9% no ano passado, o que demonstra que o paranaense está cada vez mais aderindo ao evento criado nos Estados Unidos e que foi incorporado ao varejo brasileiro em 2010, inicialmente no comércio eletrônico, e rapidamente se espalhou para as lojas físicas.
Hoje a data movimenta bilhões de reais em vendas e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Entre os entrevistados pela Fecomércio PR e Sebrae/PR, 14,7% sempre adiantam as compras de Natal durante a Black Friday e 30,7% fazem isso, dependendo do desconto.
Detalhando – Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a data já faz parte da rotina de consumo e planejamento dos paranaenses. Ele observa que a Black Friday representa uma oportunidade de economia quando há pesquisa e organização prévia das compras. “Parte dos consumidores aproveita o período para antecipar as compras de Natal e adquirir produtos com maior valor agregado, como eletrônicos e eletrodomésticos. A data se consolidou no calendário nacional e hoje abrange vários segmentos do varejo e de serviços. Embora possa elevar temporariamente o endividamento devido ao parcelamento, o comportamento predominante do consumidor paranaense é cauteloso e consciente, tanto que o estado apresenta um dos menores níveis de inadimplência do país”, ressalta Schmidt.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa mostra que o consumidor está cada vez mais atento ao processo de compra, com cerca de 80% realizando buscas prévias antes de decidir. “Isso reforça a importância dos empreendedores se prepararem com antecedência, disponibilizando ofertas, uma experiência diferenciada e transparência no processo. O planejamento permite compreender melhor o público, organizar de forma clara as estratégias e se preparar para vender e fidelizar clientes”, apontou.
Análise regional
A análise regional mostra que os consumidores das regiões Oeste (42%) e Sul e Sudoeste (41,3%) são os mais animados com o evento, seguidos por Curitiba (37,4%), Centro e Ponta Grossa (36,8%), Norte e Londrina (35,4%), Noroeste e Maringá (35,3%) e Leste, RMC e Litoral (32,7%). O maior tíquete médio deve ser registrado no Oeste, com R$ 1.146,23, enquanto o Sul terá o menor valor, em torno de R$ 827,88.































