Com uma estrutura esportiva moderna a cidade de Maringá está preparada para receber a etapa estadual da 69ª edição dos Jogos Escolares do Paraná – JEPS, entre os dias 14 a 22 de julho. A abertura oficial acontece na sexta-feira, 14, às 19h, no Ginásio de Esportes Chico Neto.
Esta que é a maior competição escolar da América Latina e vai reunir na cidade canção mais de 6.600 participantes, entre alunos atletas, dirigentes esportivos, arbitragem e organizadores.
Nesta fase final no Estado do Paraná, alunos de 15 a 17 anos, nas categorias masculino e feminino, regular e ACD, irão disputar o lugar mais alto do pódio em modalidades coletivas e individuais, num total de dezenove. São elas: atletismo, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol de 5, futsal, ginástica, goalball, handebol, judô, natação, skate, taekwondo, tênis de Mesa, vôlei de Praia, voleibol, wrestling e xadrez.
Com um total de 601 escolas públicas e 181 escolares particulares, representando 230 municípios participantes, esta fase estadual dos JEPS promete muita emoção e competição acirrada nas quadras, pistas, campos e tatames com as disputas acontecendo na Vila Olímpica de Maringá e outros centros esportivos espalhados pela cidade.
A coordenadora geral dos JEPS, Marcia Tomadon, citou à imprensa: “Nós tivemos um aumento de cerca de 20% no número de inscritos após a pandemia, o que torna grandiosa esta etapa estadual em Maringá. E a expectativa é de muitas emoções e coisas boas acontecendo no esporte e na socialização e convivência entre os alunos atletas”
Para o prefeito Ulisses Maia, a escolha de Maringá como sede dos JEPS reforça a posição de destaque da cidade no cenário esportivo estadual. “É um orgulho recebermos essa competição que reforça o compromisso do esporte e da educação como ferramentas de transformação e inclusão social. Vamos receber estudantes de todo o Paraná, o que movimenta nossa cidade e espaços esportivos”.
“É mais um evento esportivo estadual que vamos receber na nossa cidade. A comunidade poderá acompanhar os jogos e torcer pelos atletas. Além da competição, os JEPS promovem a integração, diversão e são a oportunidade dos jovens e adolescentes mostrarem seus talentos.”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier.
Os campeões dos JEPS, dentro se duas modalidades, representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude (COB) e Paralimpíadas Escolares. Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o apoio dos Núcleos Regionais de Educação e da prefeitura de Maringá.