(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ATLETA DA ACORRENOR

Maringaense é a grande campeã da Maratona Internacional de Foz do Iguaçú

Aleksa Marques / Da Redação

Após dois anos de suspensão por conta da pandemia da Covid-19, aconteceu neste domingo (25) a 13ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçú. Atletas de todo o Brasil e também estrangeiros participaram da corrida de rua que teve largada na Usina da Itaipu e seu encerramento no Parque Nacional do Iguaçú. A maringaense Simoniely Lilian Kovalczuk Serathiuk ganhou lugar de destaque no pódio.

A atleta amadora conquistou o título de campeã em sua primeira maratona. Participante da Acorrenor (Associação dos Corredores de Paranavaí e Noroeste do Paraná) a atleta de 30 anos se diz realizada por superar um enorme desafio e também que foi uma construção diária ao longo dos seis anos de prática de corrida.

Simoniely começou com provas de 5 e 10 quilômetros e foi aumentando os percursos aos poucos, pois buscava qualidade de vida. “Percebi uma facilidade em provas longas e fui me esforçando cada vez mais”, contou ao Diário do Noroeste.

Durante a pandemia, manteve o ritmo, mas sem treinar para provas mais longas. No início deste ano, com mais garra, decidiu realizar a Maratona Internacional. “Escolhi Foz pela beleza e pela dificuldade do percurso, pois sabia que teria muitas subidas. Foram 42 quilômetros bem pesados.” Ela finalizou os 42 km em 2h56min23seg.

Ela lembra que começou a prova com bastante autocontrole e se preparando para a segunda etapa com o maior número de subidas. Cada vez mais ela foi se distanciando das demais correntes e se aproximando da primeira colocada. E perto dos 30 km de prova ela conseguiu ultrapassar a corredora que estava na sua frente, conquistou a primeira colocação e lá ficou até o fim. A atleta disse que sentiu o peso da maratona, mas que não pensou em desistir.

“Quando se trata de uma maratona, principalmente no final, as pernas parecem não te obedecer mais. Mas, recebendo o incentivo das pessoas ao redor, dos meus amigos e do meu esposo que estavam na reta final, foi mais fácil terminar a prova. Ser campeã da prova foi impensável e creio que é um ótimo incentivo para todos nós que somos corredores amadores”, finalizou.

A maratona foi dividida em três categorias: a maratona em si (42 km), o revezamento (21,5 km) e a corrida em grupo (11,5 km). O Instituto Vita C de Paranavaí que tem como atual presidente Alison Oliveira também participou do evento. Eles correram em 23 pessoas e foi a primeira vez de muitos deles em uma prova oficial, o objetivo maior foi curtir e não competir.

“Foi muito divertido e emocionante ao mesmo tempo, pois vimos muitas histórias de superações, pessoas de todas as idade e jeitos em uma mesma sintonia, só quem vive vai sentir essa vibração. A vista e o calor humano deixaram para trás as dores e os desafios”, disse Alisson.

A última edição aconteceu em 2019 e teve como ganhador o etíope Adugna Bekele Bulii em 2h22min37seg no masculino e a etípoe Teseginesh Legesse no feminino com 2h44min40seg.

O grupo Vita C de Paranavaí com seus 23 participantes
Foto/Arquivo Pessoal
Compartilhe:

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors