ADÃO RIBEIRO / Da Redação
Marisa Lobo é psicóloga, autora de 12 livros e com extensa militância política. Atualmente presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Paraná, ela fala francamente sobre temas sensíveis, incluindo questões de gênero, conservadorismo, a defesa da mulher e de política. Marisa é pré-candidata a deputada federal e visitou o Diário do Noroeste na última segunda-feira.
Suplente de deputado federal com 30 mil votos, Marisa deixa claro na sua apresentação ser contra o aborto e contra a dita ideologia de gênero. Também se coloca na defesa da criança e de políticas sociais. Sobre o delicado tema do aborto, ela adverte que há casos previstos em que a prática é legal – quando a gravidez é resultante de violência sexual ou quando há risco para a vida da mulher (o STF também admite o aborto quando o feto não tem possibilidade de sobreviver – sem cérebro).
Embora seja a única mulher a presidir um diretório estadual do seu partido, Marisa prefere não romper com valores tradicionais. Entende que a evolução se dá pela militância, mostrando aos homens a importância da participação feminina, superando a lógica machista da sociedade.
Ela também avalia que o feminismo atual não atende as necessidades, e as práticas acabam “depondo” contra as mulheres. Diz que é fundadora e entusiasta do movimento Pró-Mulher, que defende as causas das mulheres numa perspectiva de igualdade e de convencimento sobre a importância de uma sociedade que respeite o direito das pessoas.
A presidente também não abre mão das chamadas pautas conservadoras, presentes do estatuto do partido desde 2017. Ela não vê contradição entre o “trabalhismo” do PTB e as propostas atuais. Entende que empregadores e empregados devam caminhar juntos na solução das demandas. Rechaça o modelo atual do sindicalismo, que, segundo a sua interpretação, opõe patrões e empregados.
Atualmente o PTB paranaense não tem representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O partido elegeu um representante para cada casa de leis em 2018. No entanto, ambos saíram da sigla e, de acordo com ela, por não terem afinidade com o programa partidário e também por interesses típicos dos processos eleitorais.
Como contraponto, informa que o PTB terá chapa completas nas eleições de 2022. Serão 54 postulantes a uma cadeira na Assembleia e 31 para uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela aproveitou para confirmar que o psicoterapeuta Osésa Rodrigues, que a acompanhou na visita, é o pré-candidato da região a deputado estadual.
Projeto Regional – Marisa defendeu o projeto de duplicação da BR-376 até o Porto São José em São Pedro do Paraná e a interligação via ponte com o Mato Grosso do Sul. Ela avalia que a obra de infraestrutura irá impulsionar o turismo e o agronegócio, duas bandeiras do Noroeste. A presidente do PTB elogiou a atuação da Sociedade Civil Organizada do Paraná, com sede em Paranavaí, que lidera a reivindicação há 9 anos.
A entrevista completa da presidente do PTB e pré-candidata a deputada federal está disponível no site do Diário do Noroeste. Entrevista concedida na manhã da última segunda-feira na sede do DN.