(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Marisa Lobo: mulher conservadora, presidente de partido e candidata a deputada federal

ADÃO RIBEIRO / Da Redação

Marisa Lobo é psicóloga, autora de 12 livros e com extensa militância política. Atualmente presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Paraná, ela fala francamente sobre temas sensíveis, incluindo questões de gênero, conservadorismo, a defesa da mulher e de política. Marisa é pré-candidata a deputada federal e visitou o Diário do Noroeste na última segunda-feira.

Suplente de deputado federal com 30 mil votos, Marisa deixa claro na sua apresentação ser contra o aborto e contra a dita ideologia de gênero. Também se coloca na defesa da criança e de políticas sociais. Sobre o delicado tema do aborto, ela adverte que há casos previstos em que a prática é legal – quando a gravidez é resultante de violência sexual ou quando há risco para a vida da mulher (o STF também admite o aborto quando o feto não tem possibilidade de sobreviver – sem cérebro).

Embora seja a única mulher a presidir um diretório estadual do seu partido, Marisa prefere não romper com valores tradicionais. Entende que a evolução se dá pela militância, mostrando aos homens a importância da participação feminina, superando a lógica machista da sociedade.

Ela também avalia que o feminismo atual não atende as necessidades, e as práticas acabam “depondo” contra as mulheres. Diz que é fundadora e entusiasta do movimento Pró-Mulher, que defende as causas das mulheres numa perspectiva de igualdade e de convencimento sobre a importância de uma sociedade que respeite o direito das pessoas.

A presidente também não abre mão das chamadas pautas conservadoras, presentes do estatuto do partido desde 2017. Ela não vê contradição entre o “trabalhismo” do PTB e as propostas atuais. Entende que empregadores e empregados devam caminhar juntos na solução das demandas. Rechaça o modelo atual do sindicalismo, que, segundo a sua interpretação, opõe patrões e empregados.

Atualmente o PTB paranaense não tem representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. O partido elegeu um representante para cada casa de leis em 2018. No entanto, ambos saíram da sigla e, de acordo com ela, por não terem afinidade com o programa partidário e também por interesses típicos dos processos eleitorais.

Como contraponto, informa que o PTB terá chapa completas nas eleições de 2022. Serão 54 postulantes a uma cadeira na Assembleia e 31 para uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela aproveitou para confirmar que o psicoterapeuta Osésa Rodrigues, que a acompanhou na visita, é o pré-candidato da região a deputado estadual.

Projeto Regional – Marisa defendeu o projeto de duplicação da BR-376 até o Porto São José em São Pedro do Paraná e a interligação via ponte com o Mato Grosso do Sul. Ela avalia que a obra de infraestrutura irá impulsionar o turismo e o agronegócio, duas bandeiras do Noroeste. A presidente do PTB elogiou a atuação da Sociedade Civil Organizada do Paraná, com sede em Paranavaí, que lidera a reivindicação há 9 anos.

A entrevista completa da presidente do PTB e pré-candidata a deputada federal está disponível no site do Diário do Noroeste. Entrevista concedida na manhã da última segunda-feira na sede do DN.

Compartilhe: