(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O artista paranavaiense completa 30 anos de carreira
O artista paranavaiense completa 30 anos de carreira

TALENTO PARANAVAIENSE

Marquinhos Diet lança o EP “O Amor é a Chave”

Trabalho que marca os 30 anos de carreira do artista fala da força do amor para melhorar o mundo e traz ex-guitarrista de Raul Seixas entre os músicos

Marquinhos Diet lança nesta quarta-feira (6), nas plataformas de streaming, o EP “O Amor é a Chave”. O trabalho faz parte das comemorações dos 30 anos de carreira do cantor e compositor paranaense, conhecido por sua irreverência e veia criativa.

Composto por quatro músicas, esse será o sexto disco do artista, cujo trabalho foi sempre calcado no rock e nas diversas nuances da música popular brasileira, com pitadas generosas de irreverência, humor e senso crítico.

Em “O Amor é a Chave”, porém, Marquinhos Diet traz uma proposta mais reflexiva e filosófica.

“O disco fala sobre viver num planeta belo, porém problemático, e ter o amor como a grande chave para poder viver melhor e sobre a transformação através do altruísmo, ao invés do egoísmo. Traz uma reflexão sobre a importância de cuidar da própria energia, observando o que se faz, o que se pensa, e sobre os desdobramentos das nossas escolhas”, resume o artista.

A estética musical do disco traz como base o rock-MPB, com nuances de funk, reggae e rap. As composições trazem como referências artísticas: Rolling Stones, Rita Lee, Pink Floyd, Mutantes, Itamar Assumpção, Lou Reed e Djavan.

A fim de garantir a coesão da linguagem musical almejada nesse trabalho, o autor reuniu um “time” de músicos alinhados com esse propósito.

Além de músicos renomados de Londrina que o acompanham há anos, Marquinhos Diet convidou mais uma vez o carioca Rick Ferreira, que também participou do seu álbum “Dentro do Bang Bang (2020). Rick foi o principal guitarrista da obra de Raul Seixas e é conhecido como o seu “fiel escudeiro”, participando de toda a sua discografia a partir do álbum Gita (Phonogram – 1974) até o A Panela do Diabo (WEA – 1989).

“Conheci o Rick em 1995, no Rio. Ele frequentava o estúdio do amigo, o maestro José Lourenço, com quem eu estava gravando. Acabamos nos aproximando e ele gravou duas músicas com a gente. Muitos anos depois, durante a pandemia, o convidei para gravar no novo álbum e ele topou. E agora novamente está participando do novo trabalho. Rick é sensacional!”, contextualiza Marquinhos Diet.

O EP “O Amor é a Chave” foi gravado no Fábrika Estúdio e Produtora, em Londrina, com produção musical e artística de Marquinhos Diet, Gabriel Zara e José Roberto Faccio; e produção de áudio de Luciano Galbiati.

O projeto é financiado com recursos oriundos da Fundação Cultural –Prefeitura de Paranavaí, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

O autor – Lenda viva da cultura paranaense e reconhecido por seu senso crítico e de humor muito próprios, Marquinhos Diet é um músico autodidata que desde cedo viu nos festivais de música um instrumento importante para difundir seu trabalho. Participou de dezenas desses eventos no interior do país, quase sempre ganhando o primeiro lugar.

Com a música “Efeito Pretérito”, em 1994 foi o vencedor do FestValda, festival de rock promovido pelas pastilhas Valda, em São Paulo, cujo prêmio foi um videoclipe dirigido pela cineasta Tizuka Yamasaki e um CD single pela Warner, gravado no estúdio “Nas Nuvens” (RJ).

Numa época sem internet e redes sociais, o artista teve seu videoclipe exibido pela MTV, quando ainda era uma TV aberta. Viveu um tempo no Rio de Janeiro, mas no final dos anos 1990 decidiu voltar para o interior do Paraná, onde seguiu participando de festivais e aglutinando um público cativo em torno de sua obra.

Ao longo dos anos, conseguiu a proeza de formar um séquito de admiradores na região onde reside e circula – Norte e Noroeste do PR, entre Londrina e Paranavaí. Esse público fiel – formado em grande parte por universitários e ex-universitários – costuma fazer coro para cantar algumas das suas composições mais conhecidas, como ”Prazo de Validade”, ”Lembro de Você”, ”Deu Tempo de Engolir”, ”O País dos Milionários” e ”Minha Cabeça é Minha”.

Ao mesmo tempo em que tem suas músicas tocadas em rádios regionais, Marquinhos Diet segue fazendo shows em bares, festas e demais eventos no interior do Paraná e de São Paulo.

Os outros cinco CDs gravados pelo artista são: “Efeito Pretérito” (1994), “Habitantes do Planeta” (1999), “Lagartas” (2003), “Dentro do Bang Bang” (2020) e “Agradeço” (2023).

SERVIÇO:

“O Amor é a Chave” – EP de Marquinhos Diet

Lançamento: 6 de agosto (quarta)

Confira nas redes do artista:

https://www.instagram.com/marquinhosdietoficial?igsh=Y2t1dXpzN3dsb2lw

facebook.com/marquinhosdiet

www.youtube.com/MarquinhosDietOficial

FICHA TÉCNICA

Banda:

Marquinhos Diet (voz e violão)

José Roberto Faccio e Eduardo Batistella (bateria)

Gabriel Zara (baixo)

Alexandre “Arrigo” Garcia (teclado)

Daniel Boaro (guitarra)

Alexandre Malagutti (percussão)

Rick Ferreira (guitarra nas faixas “O Amor é a Chave e “Próximo Trem)

Igor Kasuya (gaita harmônica)

Produção musical e artística: Marquinhos Diet, Gabriel Zara e José Roberto Faccio

Gravação e produção de áudio: Luciano Galbiati / Fábrika Estúdio

Produção executiva: Zero

Design gráfico: Fernando Manso

Assessoria de comunicação: Gisele Mendonça

Compartilhe: