(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TCEPR

Maurício Requião retoma atuação como conselheiro do Tribunal de Contas

Maurício Requião de Mello e Silva retomou na manhã desta quinta-feira (27 de outubro) sua atuação como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, cumprindo decisão do Superior Tribunal de Justiça, que considerou a abertura de vaga com a aposentadoria, na véspera, do conselheiro Artagão de Mattos Leão. A reintegração ao cargo, determinada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, complementa ação que o colocou, no último dia 19, em disponibilidade.

Nos termos da decisão do STJ, Maurício Requião ocupa a primeira vaga de conselheiro aberta na Corte reservada à Assembleia Legislativa. O conselheiro esteve afastado da função por 13 anos. Assumiu a vaga após ter seu nome aprovado pela Assembleia. Foi empossado no TCE-PR em 17 de julho de 2008, ocupando a vaga do conselheiro Henrique Naigeboren, e afastado em 2009.

Camargo voltou a destacar a importância do funcionamento das instituições. “O processo existe para trazer a paz social e se chegou a esta situação de forma tranquila, mostrando que existe a pacificação entre os Poderes, equilíbrio e harmonia, que sempre acabam por atender aos interesses maiores da sociedade”, ressaltou.

Currículo – Maurício Requião é formado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado na área pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre 1980 e 1985, atuou como professor dos ensinos fundamental e médio no Colégio Camões, em Curitiba. Também foi docente na área de Psicologia nas seguintes instituições de ensino superior: UFPR, Universidade Federal de Uberlândia (MG), Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo; e União para Formação, Educação e Cultura do ABC, hoje Universidade do Grande ABC, de São Caetano do Sul (SP).

No período de 1985 a 1988, Maurício Requião exerceu os cargos de coordenador de Programas e secretário das Administrações Regionais da Prefeitura de Curitiba. De 1991 a 1994, foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar). Foi deputado federal entre 1995 e 1998. Durante o mandato, atuou prioritariamente nas áreas de educação, cultura e esporte. Foi vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, na qual elaborou a redação final da Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Também contribuiu na atual redação da Lei 8.666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública.

Entre 1999 e 2002, exerceu a função de assessor técnico do senador Roberto Requião, seu irmão. Entre 2003 e julho de 2008, Maurício foi secretário estadual de Educação, no governo de Roberto Requião.

Compartilhe: