Portaria publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União prorroga o prazo para análise das instituições interessadas em ofertar o curso; Unifatecie é a única concorrente de Paranavaí
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (10), a Portaria nº 694, que prorroga por 120 dias o prazo para a seleção de propostas apresentadas por mantenedoras privadas de Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino interessadas em obter autorização para o funcionamento de novos cursos de Medicina no país. A medida foi divulgada no Diário Oficial da União.
Entre os municípios contemplados no edital do MEC está Paranavaí que concorre com outras seis cidades paranaenses: Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho e Ponta Grossa. No total, quatro cidades do Paraná serão selecionadas para receber o curso de Medicina.
A decisão final levará em conta critérios técnicos, financeiros e socioeconômicos, conforme o edital publicado pelo Ministério da Educação. Esses critérios envolvem, entre outros fatores, a infraestrutura da cidade, a rede de saúde disponível para atividades práticas, além da capacidade da instituição proponente de garantir qualidade acadêmica e sustentabilidade financeira.
Em Paranavaí, a Unifatecie é a única instituição habilitada no processo seletivo. A expectativa é que, após o novo prazo estabelecido pelo MEC, o resultado seja divulgado ainda no primeiro semestre de 2026.
O processo faz parte da expansão do ensino médico no Brasil, que busca atender regiões com déficit de profissionais de saúde, especialmente no interior do país. A abertura de novos cursos de Medicina tem como objetivo fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta de vagas para formação médica.
