Em discurso na Câmara de Vereadores, o professor Daniel Lima destacou que até maio deste ano há uma série de etapas na escolha de municípios e instituições pelo MEC
REINALDO SILVA
Da Redação
O diretor acadêmico da Unifatecie, Daniel Lima, revelou otimismo quanto à autorização do Ministério da Educação (MEC) para o curso de Medicina em Paranavaí. Na noite de segunda-feira (17), ele se pronunciou na Câmara de Vereadores e explicou como foi o processo até aqui.
Seis municípios paranaenses estão habilitados: Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Jacarezinho e Ponta Grossa. Conforme consta no edital n.° 01/2023 do MEC, apenas quatro serão escolhidos no final do processo para ofertar o curso.
Se dependesse de Lima, uma das opções já estaria definida. “A Medicina é de Paranavaí. A Medicina é da Unifatecie.” Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
No dia 31 de janeiro deste ano, o MEC divulgou a lista das instituições de ensino superior habilitadas, e o nome da Unifatecie não constava. A ausência foi resultado de um equívoco no preenchimento do formulário, um erro de transferência de dados, conforme justificou o diretor acadêmico na Câmara de Vereadores.
“Após análise, encontramos o erro, corrigimos e enviamos ao MEC um recurso mostrando os números reais. A gente acredita fielmente que o recurso será aceito. Esse recurso administrativo logrará êxito.”

Foto: Divulgação
A resposta do MEC será divulgada no dia 14 de março. Se o pedido da Unifatecie for aceito, haverá duas instituições habilitadas na região de Paranavaí, sendo a concorrente a Uningá, de Maringá.
A lista de cidades e faculdades contempladas pelo MEC para implantar o curso de Medicina deverá ser conhecida no dia 28 de março. Após o resultado, o edital prevê novo prazo para apresentação de recursos. O resultado oficial e definitivo será conhecido em maio.