REINALDO SILVA
Da Redação
Nesta quarta-feira (13), médicos e enfermeiros de toda a região participam, em Paranavaí, de uma capacitação sobre o manejo clínico de pacientes com arboviroses, assim chamadas as doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As mais comuns em ambientes urbanos são dengue, chikungunya e zika.
O médico veterinário da 14ª Regional de Saúde, Walter Sordi Junior, explica que o objetivo é atualizar os protocolos de atendimento e, assim, aprimorar os serviços da rede pública de saúde.
Cada município deverá contar com um representante médico e um enfermeiro, que terão a missão de levar o conteúdo do evento aos demais profissionais da atenção primária, atuando como multiplicadores.
A realização da capacitação atende a uma solicitação da Prefeitura de Paranavaí, que na semana passada concluiu o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), identificando risco médio de infestação do mosquito transmissor das arboviroses, 2,7%.
De acordo com o Ministério da Saúde, os percentuais vão até 0,9% para baixo risco, de 1% a 3,9% para médio risco e igual ou superior a 4% para alto risco.
Diante da importância do tema, a Regional de Saúde estendeu o convite a todos os municípios do Noroeste do Paraná.
A capacitação será ministrada pela médica Raquel Monteiro de Moraes e a enfermeira Aparecida Martins da Silva Marconato, ambas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento se estenderá das 13h30 às 17h no escritório do Sebrae Paranavaí.