No dia 20 de outubro, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) reúne especialistas para sanar dúvidas sobre a lavagem nasal em crianças, durante um encontro virtual gratuito, às 20h.
Na ocasião, Dr. Fabrizio Romano, vice-presidente da entidade, e os otorrinolaringologistas Miguel Tepedino e Thiago Bezerra vão esclarecer os benefícios dessa técnica ao público infantil e os cuidados que devem ser tomados com o procedimento.
O evento faz parte da ação “Meu Otorrino é 10: ele me ensina a lavagem nasal”, que conta com conteúdos informativos e uma programação de lives mensais com profissionais no Instagram Otorrino e Você, canal idealizado pela ABORL-CCF para promover educação em saúde à população.
“A lavagem nasal é indicada em quadros nos quais as crianças estão com rinite alérgica, rinossinusites virais e bacterianas agudas e rinossinusites crônicas, além do pós-operatório e outras situações específicas. A porcentagem de pacientes que se beneficia é tão grande, que esse é considerado um tratamento de primeira linha para essas enfermidades,” esclarece o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann.
Entenda a lavagem nasal em crianças – O procedimento é reconhecido na Medicina pelos resultados positivos em pacientes com alergias respiratórias e outras enfermidades. Mas as indicações de como realizar a técnica em crianças e sua periodicidade variam conforme o problema vivenciado.
A lavagem nasal pode ser feita em qualquer idade, mas precisa de orientação e acompanhamento médico, visto que, quando é necessário realizá-las em crianças, a quantidade de soro diminui, por exemplo, além de outras técnicas que precisam ser readequadas conforme a idade do paciente.
“É muito importante entender qual é o problema apresentado pelo paciente. O método será adaptado de acordo com cada situação clínica”, alerta Roithmann.
Todo procedimento que utiliza água, soro fisiológico ou outras soluções salinas combinadas com medicamentos de uso tópico para serem aplicados dentro da cavidade nasal pode ser chamado de lavagem nasal, visando ao tratamento de doenças e resultando na melhora da saúde respiratória e do bem-estar da criança.