Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Civil está realizando uma megaoperação em quatro municípios do Noroeste do Paraná. A ação, denominada como Medellín, tem como alvo uma organização criminosa baseada em Nova Londrina.
A operação, que está acontecendo simultaneamente em Maringá, Nova Londrina, Loanda e Porto Rico, almeja cumprir 12 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão e ordens de sequestro de bens móveis e imóveis. Até o momento desta publicação, sete pessoas já foram presas.
Coordenada pela Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) de Maringá, a investigação dura há mais de dois anos e revelou um esquema de distribuição de entorpecentes, com atuação principalmente nos municípios de Nova Londrina, Marilena, Porto Maringá, Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, Loanda e Santa Cruz do Monte Castelo. Durante as diligências, foi identificado que o grupo movimentou alguns milhões de reais em contas bancárias vinculadas aos investigados.
A operação mobilizou 80 policiais, sendo eles da Delegacia de Nova Londrina, das Subdivisões Policiais de Londrina, Apucarana, Cianorte e Paranavaí, do Núcleo de Operações com Cães, Grupo Tigre e todos os Núcleos da DENARC do Paraná.
De acordo com o delegado chefe da DENARC de Maringá e responsável pela investigação, Leandro Roque Munim, a operação é resultado de um trabalho minucioso e contínuo da Polícia Civil:
“Essa organização criminosa vinha atuando de forma articulada e com grande capacidade de movimentação financeira. A ação de hoje representa um passo decisivo para enfraquecer o tráfico de drogas na região e proteger nossas comunidades.”