Ainda neste ano, a Prefeitura de Paranavaí assinará o contrato com a empresa responsável por operar o Ecoponto no Jardim Morumbi. A expectativa é que comece a funcionar em fevereiro de 2026.
O terreno fica próximo ao campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e passará pela adequação necessária para receber os equipamentos. Quando estiver tudo pronto, o local será utilizado para o descarte de resíduos recicláveis, materiais de construção civil e itens de jardinagem.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alessandro Cordeiro Garcia, as regras exatas constarão do contrato de prestação de serviços, mas, a princípio, cada cidadão poderá depositar até um metro cúbico de lixo por mês.
A ideia de instalar o Ecoponto surgiu como alternativa ao uso do terreno localizado na Vila Operária, conhecido como “buracão”. Quando o anúncio foi feito, o objetivo era iniciar a operação em 2020, mas uma série de questões administrativas e burocráticas impediu o cumprimento do prazo.
À época, a proposta da administração municipal era abrir cinco Ecopontos, distribuídos em bairros estratégicos da cidade. Por enquanto não foi possível, e Paranavaí contará apenas com um local de descarte.



