Se você é MEI (Microempreendedor Individual), a equipe da Sala do Empreendedor de Paranavaí tem um recado importante para lhe dar: você tem uma obrigação fiscal e precisa fazer uma declaração todos os anos, chamada de Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
A Declaração Anual do Simples Nacional específica para MEIs é diferente da declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física. Não há restituição e é preciso fazer a declaração mesmo que não tenha tido faturamento durante o ano anterior.
“Os Microempreendedores Individuais precisam apresentar a DASN, ano base 2021, até o dia 31 de maio. O documento mantém o empreendedor em dia com as obrigações fiscais garante benefícios previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade, entre outros.”, explica a agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Andréa Alves Vieira.
Para fazer a declaração, basta que o empresário preencha o relatório mensal de receitas brutas (um para cada mês do ano). O relatório está disponível no site www.portaldoempreendedor.gov.br. A entrega da DASN é obrigatória para todos os cadastrados no MEI e a não entrega à Receita Federal gera multa, suspensão dos benefícios e até exclusão do Simples Nacional.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, basta ligar para a Sala do Empreendedor de Paranavaí, através do telefone 3423-4516.
(Assessoria Prefeitura)