O presidente da Sociedade Rural de Monte Castelo (Sormoc), Wellington (Tom) de Melo Volpato, disse nesta sexta-feira (11) que a grande premiação oferecida aos vencedores do rodeio – mais de R$ 400 mil -, o fato de a competição ser uma das únicas seis que serão realizadas este ano pelo circuito da PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association) e Liga Nacional do Rodeio e que os vencedores de algumas modalidades ganharão uma temporada de dez semanas nos Estados Unidos (EUA), com tudo pago, está atraindo os mais premiados competidores do país para a 15ª Expo Monte Castelo.
O PRCA é a entidade que organiza o campeonato mundial de rodeio e tem sua sede em Colorado Springs, no Estados do Colorado, nos EUA e é a maior entidade de rodeios do mundo.
“Nossa premiação, no Brasil, só perde para Barretos. E está atraindo grandes competidores. Se fosse para comparar com o futebol, teremos aqui o Vinicius Junior, o Thiago Silva, o Lucas Paquetá (Lyon) e o Neymar do rodeio. São os melhores dos melhores, competidores que já ganharam milhões em rodeios nacionais e internacionais”, diz Volpato.
O comentário do presidente foi feito quando avaliava a decisão do Comitê de Operação de Emergência (COE), grupo que avalia e avaliza as decisões do município relacionadas à pandemia da Covid-19, que autorizou a Sociedade Rural de Monte Castelo (Sormoc) a realizar da 15ª Expo Monte Castelo, mas sem os shows artísticos.
Otimista, Volpato cita que não haverá no Paraná, este ano, nenhum rodeio do nível do que será realizado em Monte Castelo. Cita que as exposições de Paranavaí, Maringá, Londrina Umuarama, por exemplo, estão agendando grandes shows, mas em nenhuma delas haverá competição em suas arenas com a Associação dos Campeões de Rodeio, Liga Nacional de Rodeio, Seleção Brasileiro do Cutiano, Copa Panter de Rodeio e Bareback Brasil, que são entidades trazendo seus melhores competidores.
O presidente diz que este ano o rodeio será disputado em seis modalidades e a Sormoc é forte candidata a oferecer a maior premiação de rodeios do Brasil, porque Barretos, pai de todos os rodeios, não entra nessa disputa. Além do convite internacional, o campeão em touros ganha vaga direta para a final da Liga Nacional de Rodeios em Barretos, que é muito cobiçada por todos os competidores do país.
“Será um grande espetáculo. Os amantes do rodeio em cavalos e touros ficarão maravilhados com a grande companhia que estamos trazendo e também a qualidade dos ginetes, a maioria premiada nos grandes eventos, inclusive em Barretos, que realiza o maior rodeio do país”, diz o presidente.
Temporada nos EUA – As montarias serão disputadas nas seguintes modalidades: Bareback, Cutiano, Sela Americana, Rodeio em touros, 3 Tambores e Team Roping. Os competidores disputarão R$ 440 mil em prêmios divididos entre as modalidades e os primeiros colocados em cada uma.
“Nós pedimos ao Esnar Ribeiro, que é o melhor comentarista de rodeio do Brasil na atualidade, para compor a comissão de organização das montarias. E ele deu um up nesta competição esportiva. Os campeões nas modalidades Bareback e Sela Americana em Monte Castelo ganharão uma temporada de 10 semanas nos EUA, a convite da PRCA e Liga Nacional, que vai garantir hotel, alimentação e o pagamento das inscrições das competições que serão realizadas durante a temporada. Já o vencedor em touro ganhará o direito de disputar uma vaga para a temporada no rodeio de Barretos”, conta Volpato.
Ele lembra que a temporada nos Estados Unidos dos vencedores das modalidades Bareback e Sela Americana em Monte Castelo foi uma deferência especial da PRCA e Liga Nacional com a Sormoc, parceira das entidades.
Uma atração à parte dos rodeios é a narração e animação das montarias. Para narrar o rodeio de Monte Castelo, a diretoria da Sormoc contratou três dos maiores nomes do setor no momento: Almir Cambra, Marco Brasil e Giovanny Araújo. O comentarista será do também renomado Esnar Ribeiro. E a locução comercial ficará por conta de Francis Carlos.
Outras atrações – A 15ª Expo Monte Castelo será realizada de 16 a 20 deste mês, no Parque José Richa. Ela seria promovida de 26 a 30 de janeiro, mas foi adiada por conta de um decreto municipal, que permitia a realização de eventos, mas limitando aglomerações a 200 pessoas.
Além do rodeio, o presidente da Sormoc lembra que o evento terá outras atrações. “Será um grande evento também para o agronegócio. Teremos empresas do setor que estarão aqui expondo seus produtos, como máquinas e equipamentos e insumos agropecuários. Monte Castelo faz divisa com Querência do Norte, que vem se destacando muito na produção de seja e milho e continua sendo a Capital Estadual do Arroz Irrigado. Os produtores rurais e suas famílias se sentirão em casa na Expo Monte Castelo”, diz ele.
Mas não é só isso. Volpato lembra que a região tem vários rios de grande porte, como o Paraná, Paranapanema e Ivaí. “Vamos ter empresa de náutica aqui expondo seus produtos”, reforça
“Estamos com grande parte da infraestrutura para a Expo montada e pronta. Vamos trabalhar todos estes dias, final de semana, à noite se for preciso e vamos realizar uma grande festa”, diz Volpato. Segundo ele, todas as orientações do COE serão atendidas. “Precisamos muito do apoio da população. Pedimos que ela cumpra com os protocolos sanitários, como o uso de máscaras, manter as mãos sempre higienizadas (lavadas com sabão ou usando álcool em gel) e procurando evitar grandes aglomerações”.
“Temos certeza de um grande público. Além do rodeio, ainda teremos o parque de diversões e a praça de alimentação, com variados pratos e bebidas. Serão cinco dias de muita festa e entretenimento”, garante Volpato.