(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDU CHAVES

Melhorias no Aeroporto de Paranavaí vão permitir voos maiores e operacionalização 24 horas

Informação foi divulgada pelo presidente da Infraero, Rogério Barzellay, durante a cerimônia de assinatura do contrato para obras de adequação no Edu Chaves

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

O conjunto de melhorias planejado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí, promete levar o aeroporto – e o município – a um novo momento na história. Nesta quinta-feira (13), a assinatura do contrato para obras de ampliação e adequação do local marcaram o início dessa nova fase. 

Assinatura do contrato permite início imediato das obras
Foto: Guto Costa

De acordo com Rogério Barzellay, presidente da Infraero, o planejamento envolve a construção de um novo terminal de passageiros, instalação de sinalização para balizamento noturno, além de equipamentos de segurança e operacionalidade exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O investimento para realização dessas obras é de aproximadamente R$ 30 milhões. 

Tudo isso, segundo Barzellay, vai possibilitar que o aeroporto passe a operar 24 horas por dia e receber voos maiores, os chamados comerciais. “Essa nova estrutura vai permitir que aeronaves de maior porte e até comerciais possam pousar aqui as 24 horas do dia – o que hoje não é possível porque o aeroporto não opera noturno – com segurança. Vai abrir mais uma possibilidade para que as pessoas possam usar Paranavaí e não tenham que ir para o aeroporto da região”, considera. 

Rogério Barzellay, presidente da Infraero, destacou que a operação de voos comerciais vai depender do interesse de companhias aéreas
Foto: Guto Costa

A assinatura do contrato com a construtora contratada para realização das melhorias libera imediatamente o início das obras, conforme Barzellay. A previsão, de acordo com ele, é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro deste ano. 

A partir daí, a expectativa é que o Edu Chaves seja uma alternativa para pouso quando aeroportos próximos estiverem fechados e até entre no radar de grandes companhias aéreas para operar voos com mais passageiros partindo de Paranavaí. 

Segundo o presidente da Infraero, a estrutura de pista disponível hoje no aeroporto, com 1.500 metros de comprimento e recuo de cerca de 70 metros, é maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que opera diversos tipos de avião.

“Esse é um aeroporto que, estatisticamente, não tem fechamento por condições climáticas. Então, mesmo com chuva, ele não sofre. Às vezes, os aeroportos de Maringá, Londrina, fecham e você é obrigado a alternar seu voo. Quem sabe até alternem para Paranavaí a partir de dezembro, quando o aeroporto tiver condições de receber esses voos”, afirma. 

Passo para o desenvolvimento do município

A melhoria do Aeroporto Edu Chaves vai contribuir diretamente com o desenvolvimento econômico do município e da região Noroeste, avalia o prefeito Mauricio Gehlen. 

“Não tenho dúvida de que isso é só o primeiro momento, porque nós vamos trabalhar muito junto com todos aqueles que querem ajudar o município a atingir o objetivo principal de termos voos regulares aqui. Com isso, trazer e atrair empresas que acreditem e saibam desse potencial para que eles venham a Paranavaí, usem desse espaço e possamos, assim, levar os passageiros da região para o mundo todo”, diz. 

Prefeito Mauricio Gehlen destacou o avanço para o desenvolvimento do município
Foto: Guto Costa

Conforme o presidente da Infraero, a operação de voos comerciais futuramente em Paranavaí vai depender do interesse de companhias aéreas em instalarem rotas na cidade. O objetivo, de acordo com Barzellay, é realizar negociações com diferentes empresas, a começar pela Azul Linhas Aéreas, que opera com um avião turboélice em rotas regionais. 

Esse passo, para o deputado federal Tião Medeiros, vai mudar a realidade do município. “É uma porta que se abre muito diferente de todas as que a gente já viu até agora. Eu fico muito feliz de fazer parte desse momento histórico, que às vezes a gente não consegue ter a dimensão do quanto isso muda daqui para frente.” 

Compartilhe: