Os membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Porto Rico estiveram reunidos com os comandos das forças de segurança que prestam serviços na Costa Noroeste, fazendo uma análise detalhada dos dados da Operação Verão, Viva a Vida, Costa Noroeste 2021/2022. A reunião de trabalho foi realizada na semana passada no Centro de Eventos de Porto Rico.
“O trabalho nessa temporada nos deixou muito orgulhosos, temos que analisar os pontos positivos e os negativos para que na próxima temporada possamos melhorar onde houve falhas. Agradecemos ao secretário de estado da Segurança Pública, Coronel Marinho e todos os comandos regionais pelos serviços prestados, agradecemos ainda nossos policiais, guarda-vidas civis e bombeiros, e o comando da Marinha, todos estão de parabéns, não podemos esquecer das Prefeituras de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena que acolheram nossas forças de segurança”, destacou o presidente do Conseg/Porto Rico Ronaldo Motta Maciel.
Com os dados em mãos, a análise dos conselheiros foi positiva em comparação aos dados da Operação Verão 2020/2021. De acordo com os números da 3ª Companhia Independente de Policia Militar, com base em Loanda, houve um aumento de 127% no atendimento de ocorrências com relação a temporada anterior, com acréscimo de 293% de pessoas abordadas, ocasionando em um decréscimo de 80% de pessoas detidas.
“A Terceira Companhia Independente de Polícia Militar agradece o empenho de todos, em especial, ao 3º Comando Regional de Policia Militar, em nome de seu comandante Coronel Carlos Alberto, por todo o apoio prestado para que a Operação Verão obtivesse este extremo sucesso”, destacou o comandante da 3ª Companhia Independente de Policia Militar de Loanda, Major Alencar.
O representante da Polícia Civil, escrivão Rogério Gussão, demostrou alguns números que indicaram a eficiência do trabalho durante a Operação Verão. Foram 525 veículos e 644 pessoas abordadas, que resultaram na apreensão de duas armas de fogo. Também foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão.
“Chegamos a ter 34 policiais civis da Delegacia de Loanda com apoio de Paranavaí trabalhando na Operação Verão. A Polícia nas ruas passa segurança para a população, e essa temporada foi mais tranquila devido ao grande efetivo em comparação a temporada passada”, disse o escrivão.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Jardel também apresentou alguns dados do trabalho da Corporação durante os 55 dias da Operação Verão, Viva a Vida Costa Noroeste. Foram realizadas 8.768 orientações, 3.399 advertências, 16 resgates de pessoas, sete resgate de embarcações. O dado triste foi o registro de quatro óbitos por afogamento.
É importante destacar que os óbitos por afogamento ocorreram em áreas não cobertas pelos Guarda-vidas civis e bombeiros, daí, a importância de sempre procurar áreas cobertas pelos bombeiros.
“Tivemos um caso de afogamento em uma área sinalizada com a bandeira preta, que indica o alto grau de perigo. Os banhistas devem sempre procurar áreas cobertas pelos guarda-vidas e bombeiros para sua segurança. Essas mortes deixaram a todos nós tristes”, refletiu o Major Jardel.
A Operação Verão, Viva a Vida Costa Noroeste abrangeu os municípios de Porto Rico, São Pedro do Paraná (Distritos de Porto São José e Porto Eucalipto) e Marilena (Porto Maringá).