Profissionais da coleta seletiva de Paranavaí participaram da comemoração e emocionaram o pequeno Lucas e sua família
Cibele Chacon
Da redação
Um aniversário inesquecível marcou a vida de Lucas Joaquim, que completou 8 anos com uma festa temática em homenagem aos profissionais da coleta seletiva de Paranavaí, na última quinta-feira, no Jardim Jequitibá. A surpresa ficou ainda mais especial quando três servidores da coleta seletiva foram até a casa do menino e participaram da comemoração, transformando o sonho em realidade.
Segundo a mãe, Luciana Cristina Pena Noel, a ideia foi do próprio Lucas.
“Ele pediu um aniversário diferente, um café da tarde com os amigos do caminhão do lixo. Foi emocionante ver a alegria dele, a reação quando o caminhão parou em frente de casa e os coletores desceram para abraçá-lo. Pulava sem parar de felicidade, foi um momento que nunca vamos esquecer”, relatou emocionada.

A paixão de Lucas pelos caminhões e pelo trabalho dos coletores vem desde que ele tinha apenas um ano de idade. Sempre no portão, acompanhava a passagem da equipe e os cumprimentos que recebia. Para Luciana e o esposo, a festa foi também uma forma de ensinar respeito e valorização a todas as profissões. “Sempre mostramos para os nossos filhos a importância de cada trabalhador. Imagina nossa cidade sem os coletores? Eles merecem reconhecimento e carinho”, disse.
Um dos momentos mais especiais foi quando os coletores cantaram parabéns duas vezes, em clima de muita alegria. Lucas também fez questão de entregar o primeiro pedaço do bolo aos profissionais que tanto admira. “Para ele, foi o melhor aniversário da vida. E para nós, como pais, não teve preço. A gratidão e o carinho deles com o Lucas nos emocionou profundamente”, disse Luciana.
Profissionais essenciais para a cidade – Além da emoção familiar, a festa também trouxe uma reflexão sobre a importância dos coletores para a cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente, Alessandro Cordeiro Garcia, reforçou a relevância da categoria. “A coleta seletiva é fundamental para o meio ambiente e para a economia local. Em Paranavaí, quase 50 famílias da Coopervai vivem da reciclagem, transformando resíduos em sustento e dignidade. Além do fator econômico, tem o principal, que é a preservação ambiental. Por isso, esses profissionais merecem todo o nosso respeito, pois cuidam da cidade e ajudam a construir um futuro mais sustentável”.
Para Lucas, a experiência foi avaliada como a melhor festa de sua vida. Um aniversário simples, mas carregado de significado, que emocionou familiares, vizinhos e os próprios coletores, tornando-se um verdadeiro exemplo de valorização e gratidão.