Cibele Chacon – da redação
O ginásio de esportes Antônio Lacerda Braga, em Paranavaí, foi local de um momento emocionante no 30º Festival Paranaense de Capoeira Moriá Brasil. Entre os participantes, o destaque foi o pequeno Henrique Castilhos, que se graduou na modalidade e celebrou, mais uma vez, sua superação. A recuperação do menino de uma doença grave é considerada pela família um milagre atribuído à intercessão do Santo Carlo Acutis.
Henrique, que ganhou o apelido de “Guerreirinho” no grupo de capoeira, recebeu neste ano a corda crua e preta, símbolo de sua graduação. A cerimônia teve um significado ainda mais especial: o padrinho escolhido foi o padre Eraldo Germano, que acompanhou de perto a trajetória de fé da família. “Há dois anos, nesse mesmo campeonato, o Henrique estava no colo. Ele não andava. Foi quando ele ficou doente. E agora ele tá aí e foi campeão. Graças a Deus, foi campeão de novo”, contou a mãe, Adriana Castilhos, emocionada.
A história de superação começou em setembro de 2023, quando Henrique acordou sem conseguir andar. Ativo e apaixonado por esportes, ele precisou abandonar as atividades físicas e passou a depender de muletas e cadeira de rodas. O diagnóstico dado por diversos especialistas foi de siringomielia, uma doença rara e progressiva que compromete a medula espinhal. “Os médicos diziam que a doença iria avançar, primeiro paralisando as pernas, depois os braços, até que ele ficaria acamado, vegetando. A única alternativa era fisioterapia, sem esperança de melhora”, relembrou Adriana em entrevista anterior ao Diário do Noroeste.
Diante da gravidade do caso, a família buscou amparo na fé. Adriana procurou o padre Eraldo, que sugeriu recorrer à intercessão de Carlo Acutis, jovem italiano beatificado em 2020 e conhecido por usar a tecnologia para evangelizar. Após orações e encontros com uma relíquia do beato, Henrique começou a apresentar sinais de recuperação que surpreenderam os médicos.
Em janeiro de 2024, exames realizados no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, comprovaram o que parecia impossível: a doença havia desaparecido completamente. Cinco especialistas confirmaram que o menino não apresentava mais nenhuma sequela. O último desafio, segundo a mãe, foi psicológico — superar o medo de andar novamente. Esse passo aconteceu durante uma missa em Nova Aliança do Ivaí, quando Henrique entrou caminhando diante de uma comunidade inteira emocionada. “A igreja inteira chorou. Desde então, ele nunca mais precisou de muletas”, contou Adriana.
Hoje, Henrique voltou a viver sua infância com energia e alegria. Campeão de capoeira, símbolo de fé e determinação, o “Guerreirinho” é exemplo de esperança para a comunidade de Paranavaí e para todos que acompanharam sua jornada de superação. “Quero fazer um agradecimento ao Mestre Coco e ao Grupo Moriá Brasil pela linda homenagem feita ao Henrique”, finalizou a mãe.































