SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O portal Mercado Livre bancou nesta terça-feira (10) descontos de 90% em exemplares da Constituição Federal vendidos por meio do site. Para ter direito ao abatimento, o consumidor precisou usar o cupom “democracia” antes de finalizar a compra.
Segundo o anúncio publicado pela empresa, a ação ficará no ar até o dia 15 de janeiro ou até que mil unidades tenham sido vendidas. Em uma simulação de compra realizada na tarde desta terça, o cupom ainda estava ativo.
A ação foi colocada no ar dois dias depois que militantes de extrema direta invadiram os prédios da Câmara e do Senado, do STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto e deixaram um rastro de destruição.
“Para que a gente nunca se esqueça da importância da democracia: Constituição Federal com 99% de desconto”, diz o anúncio. O Mercado Livre não informou quantas unidades já vendeu da Constituição.
Em nota, afirmou que “como muitos brasileiros, o Mercado Livre ficou consternado com a gravidade dos atos violentos contra as sedes dos Três Poderes e contra o Estado Democrático de Direito e suas instituições”.
A empresa de ecommerce disse também que mantém posição apartidária, mas que não enxerga o Brasil em qualquer outro regime que não o democrático.
“Refletindo sobre isso e sobre o nosso papel como empresa líder em tecnologia no país, vimos a oportunidade de ativar nosso ecossistema para ampliar o acesso de mais brasileiros e brasileiras a um dos pilares da nossa democracia, a Constituição Federal.”
Segundo as regras divulgadas pela empresa, o valor mínimo dos exemplares vendidos com desconto será de R$ 1 e o abatimento máximo será de R$ 250. Cada comprador poderá levar apenas uma unidade com desconto.