Cibele Chacon – da redação
Um clarão repentino iluminou o céu do Noroeste e Norte do Paraná na noite deste domingo (5), por volta das 22h, surpreendendo moradores e gerando uma enxurrada de vídeos nas redes sociais. O fenômeno foi registrado em cidades como Paranavaí, Maringá, Marialva, Londrina e Astorga, despertando curiosidade e especulações entre os internautas.
Segundo o professor e astrônomo Maico Zorzan, o fenômeno observado é conhecido como bólido, um tipo de meteoro de alta intensidade. “Na verdade, o que a gente presenciou ontem na região foi o que chamamos de bólido. É um meteoro potencialmente brilhante, que causa um clarão no céu, como se fosse uma explosão. Ele incandesce de forma tão rápida que, naquele momento, parece que o dia amanhece de repente”, explicou o astrônomo.
De acordo com Zorzan, esse tipo de meteoro pode ou não ser acompanhado de um som de explosão — o chamado efeito sônico — e parte dele pode chegar à superfície da Terra, sendo então chamado de meteorito. Em outros casos, o material se desintegra completamente na atmosfera.
Apesar do impacto visual impressionante, o fenômeno não oferece riscos à população. “É um evento relativamente comum. Não é todo dia que temos um tão brilhante, mas meteoros cruzam o céu praticamente todas as noites”, completou o astrônomo.
O raro espetáculo natural deixou o céu do Paraná ainda mais movimentado e encantou quem teve a sorte de olhar para cima no momento certo. Veja vídeo de uma câmera de segurança que registrou o momento do clarão em Paranavaí.