DA UOL/FOLHAPRESS
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou um vídeo em suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (17), anunciando mudanças na Fórmula 1. Entre elas estão: a saída de Michael Masi, ex-diretor de provas da F-1, o fim das comunicações de rádio diretas com diretor da corrida e um controle remoto da corrida que irá ajudar o diretor a tomar decisões (algo similar ao VAR no futebol).
O anúncio foi feito pelo novo presidente da associação Mohammed Ben Sulayem. Masi será substituído por Niels Wittich e Eduardo Freitas, que se revezarão na função.
Foi Michael Masi quem decidiu, no GP de Abu Dhabi, que os carros retardatários que estavam entre Lewis Hamilton e Max Verstappen saíssem dali durante a atuação do carro de segurança.
Sem ninguém entre eles e com o holandês com pneus novos, a ultrapassagem na última volta rendeu também o primeiro título mundial do piloto da Red Bull.
Tudo isso tem sido investigado internamente pela FIA, que ainda em 2021 considerou que “comunicações entre a direção de prova [de Masi] e as equipes criaram incompreensões e reações significativas” no GP de Abu Dhabi, o que esta falha “manchou a imagem do campeonato”.