Milhares de pessoas, de todas as paróquias, participaram nesta quinta-feira das celebrações de Corpus Christi (o Corpo de Cristo) em Paranavaí. Em momentos de concentração, os fieis se uniram na Catedral Maria Mãe da Igreja, na Praça dos Pioneiros e na Paróquia São Sebastião.
Nem o frio espantou os católicos. Às 17 horas, parte se juntou na Catedral, onde houve a celebração. Após, houve procissão até a Praça dos Pioneiros. Na sequência, os fieis foram até a Paróquia São Sebastião, onde houve a Bênção e a volta para casa.
Diácono da Catedral Maria Mãe da Igreja, Carlos Augusto Fogaça explica que a participação do público foi grande, apesar dos desafios de um dia frio e da mudança de horário. Antes, a celebração acontecia no período da manhã.
Os católicos também foram chamados a contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens serão repassados para os Vicentinos visando atender as obras sociais da cidade.
HISTÓRIA
A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”. É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (Cân. 395, parágrafo 3). Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
A origem da solenidade do Corpo e sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
(Extraído de cnbb.org.br)