(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CORPUS CHRISTI

Milhares de pessoas participam das celebrações em Paranavaí

Milhares de pessoas, de todas as paróquias, participaram nesta quinta-feira das celebrações de Corpus Christi (o Corpo de Cristo) em Paranavaí. Em momentos de concentração, os fieis se uniram na Catedral Maria Mãe da Igreja, na Praça dos Pioneiros e na Paróquia São Sebastião.

Nem o frio espantou os católicos. Às 17 horas, parte se juntou na Catedral, onde houve a celebração. Após, houve procissão até a Praça dos Pioneiros. Na sequência, os fieis foram até a Paróquia São Sebastião, onde houve a Bênção e a volta para casa.

Diácono da Catedral Maria Mãe da Igreja, Carlos Augusto Fogaça explica que a participação do público foi grande, apesar dos desafios de um dia frio e da mudança de horário. Antes, a celebração acontecia no período da manhã.

Os católicos também foram chamados a contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens serão repassados para os Vicentinos visando atender as obras sociais da cidade.

Foto: Ivan Fuquini

HISTÓRIA

A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes. É uma festa de preceito, isto é, devemos participar da celebração da Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”. É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (Cân. 395, parágrafo 3). Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

A origem da solenidade do Corpo e sangue de Cristo remonta ao século XIII. Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV(1262-1264), através da bula “transiturus”, de 11 de Agosto de 1264, para ser celebrada na Quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

(Extraído de cnbb.org.br)

Compartilhe: