Em sua segunda visita a Maringá em pouco mais de um mês, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade nesta segunda-feira, 31, para cumprir uma agenda voltada à saúde pública e ao saneamento. Padilha, que assumiu o cargo há pouco mais de três semanas, destacou ações para reduzir o tempo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e enfatizou a importância da parceria entre diferentes esferas de governo e instituições.
Durante a visita, o ministro acompanhou a entrega de 50 caminhões de coleta seletiva para municípios do Paraná, numa parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e Itaipu Binacional. O foco, segundo Padilha, é a relação entre saneamento e saúde pública, destacando como a gestão adequada dos resíduos sólidos pode impactar diretamente na redução de doenças como a dengue. “Cuidar bem dos resíduos sólidos é essencial para evitar a proliferação de doenças e melhorar a qualidade de vida nas cidades”, afirmou.
O ministro também falou sobre uma das principais metas de sua gestão: a redução do tempo de espera para o atendimento no SUS. “O presidente Lula nos pediu para tomar todas as medidas necessárias para reduzir o tempo de espera, principalmente no atendimento especializado e no tratamento de câncer”, disse Padilha. Segundo ele, a meta do Ministério da Saúde é garantir que pacientes com diagnóstico de câncer iniciem o tratamento em no máximo 30 dias após o diagnóstico. Ele mencionou ainda que, em parceria com o Itaipu Binacional, a transição energética das Santas Casas permitirá a redução de custos e maior direcionamento de recursos para ampliar o atendimento.
No evento, o ministro também lançou a campanha de vacinação contra a gripe no Paraná, que começa nesta terça-feira, 1º. Padilha visitou a Central de Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde e destacou a logística de distribuição das vacinas para os municípios. “A distribuição das vacinas está organizada de maneira a atender de forma eficiente as 35 unidades de saúde, garantindo que todas as salas de vacina estejam prontas para atender a população”, explicou o secretário Antônio Carlos Nardi.
Em sua visita a Maringá, o ministro recebeu do arcebispo Dom Severino Clasen o pedido de renovação do convênio entre o Ministério da Saúde e a Pastoral Nacional da Criança. Padilha garantiu que o convênio, que oferece recursos para ações voltadas à infância, será renovado.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, e o deputado federal Ricardo Barros, que já foi ministro da Saúde, acompanharam o ministro durante a visita. Ricardo Barros destacou a importância da visita do ministro e seu vínculo com a cidade: “É um privilégio recebê-lo aqui em tão pouco tempo. O Padilha é amigo de longa data e conhecedor das necessidades da cidade”, afirmou.
Além de Maringá, Padilha também cumpriu agenda em Londrina e Ponta Grossa, onde participou de outras ações voltadas à saúde pública e ao combate ao câncer.
Por Thiago Danezi e Luciana Peña | CBN Maringá no www.gmconline.com.br