(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Luciana Peña | CBN Maringá
Foto: Luciana Peña | CBN Maringá

REGIÃO

Ministro da Saúde visita Maringá e anuncia medidas para reduzir tempo de espera no SUS

Em sua segunda visita a Maringá em pouco mais de um mês, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade nesta segunda-feira, 31, para cumprir uma agenda voltada à saúde pública e ao saneamento. Padilha, que assumiu o cargo há pouco mais de três semanas, destacou ações para reduzir o tempo de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e enfatizou a importância da parceria entre diferentes esferas de governo e instituições.

Durante a visita, o ministro acompanhou a entrega de 50 caminhões de coleta seletiva para municípios do Paraná, numa parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar) e Itaipu Binacional. O foco, segundo Padilha, é a relação entre saneamento e saúde pública, destacando como a gestão adequada dos resíduos sólidos pode impactar diretamente na redução de doenças como a dengue. “Cuidar bem dos resíduos sólidos é essencial para evitar a proliferação de doenças e melhorar a qualidade de vida nas cidades”, afirmou.

O ministro também falou sobre uma das principais metas de sua gestão: a redução do tempo de espera para o atendimento no SUS. “O presidente Lula nos pediu para tomar todas as medidas necessárias para reduzir o tempo de espera, principalmente no atendimento especializado e no tratamento de câncer”, disse Padilha. Segundo ele, a meta do Ministério da Saúde é garantir que pacientes com diagnóstico de câncer iniciem o tratamento em no máximo 30 dias após o diagnóstico. Ele mencionou ainda que, em parceria com o Itaipu Binacional, a transição energética das Santas Casas permitirá a redução de custos e maior direcionamento de recursos para ampliar o atendimento.

No evento, o ministro também lançou a campanha de vacinação contra a gripe no Paraná, que começa nesta terça-feira, 1º. Padilha visitou a Central de Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde e destacou a logística de distribuição das vacinas para os municípios. “A distribuição das vacinas está organizada de maneira a atender de forma eficiente as 35 unidades de saúde, garantindo que todas as salas de vacina estejam prontas para atender a população”, explicou o secretário Antônio Carlos Nardi.

Em sua visita a Maringá, o ministro recebeu do arcebispo Dom Severino Clasen o pedido de renovação do convênio entre o Ministério da Saúde e a Pastoral Nacional da Criança. Padilha garantiu que o convênio, que oferece recursos para ações voltadas à infância, será renovado.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, e o deputado federal Ricardo Barros, que já foi ministro da Saúde, acompanharam o ministro durante a visita. Ricardo Barros destacou a importância da visita do ministro e seu vínculo com a cidade: “É um privilégio recebê-lo aqui em tão pouco tempo. O Padilha é amigo de longa data e conhecedor das necessidades da cidade”, afirmou.

Além de Maringá, Padilha também cumpriu agenda em Londrina e Ponta Grossa, onde participou de outras ações voltadas à saúde pública e ao combate ao câncer.

Por Thiago Danezi e Luciana Peña | CBN Maringá no www.gmconline.com.br

Compartilhe: