Gestão garante ampliação de serviços e reconhecimento do Governo do Estado
Cibele Chacon – da redação
O município de Mirador alcançou um grande feito no Paraná: foi o único entre os 399 municípios do estado a executar 100% dos recursos destinados à Assistência Social. A conquista rendeu um reconhecimento estadual, recebido diretamente das mãos do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, durante o Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais da Área da Assistência Social, realizado em Curitiba na última terça-feira (25).
De acordo com a secretária de Assistência Social de Mirador, Andressa Patricia Boni Travain, esse resultado é fruto de um trabalho planejado e estratégico desde o início da atual gestão. “Embora seja a primeira vez que o município tenha aplicado 100% destes recursos, houve muito empenho da secretaria e da equipe técnica, que utilizou os valores de forma prudente dentro do contexto da assistência social. Sentimos que nossa missão foi cumprida”, destacou.
PLANEJAMENTO EFICIENTE
O sucesso na aplicação dos recursos foi possível graças a um planejamento detalhado. Segundo Andressa, a equipe trabalha para garantir que os valores recebidos sejam utilizados de forma eficiente. “Dessa maneira não precisamos estar reprogramando o recurso para ser gasto em outros anos”, explicou.

Um dos principais desafios enfrentados foi a busca de orçamentos para os processos licitatórios, mas a gestão encontrou soluções inovadoras. “Estamos utilizando novos métodos, como um banco de dados e cotações feitas com apoio de outros municípios, para agilizar e tornar o processo mais eficiente”, disse a secretária.
A execução total dos recursos permitiu o fortalecimento de diversos serviços e programas sociais. Um dos destaques foi o programa Família Acolhedora, beneficiado pelo recurso Crescer em Família, além da distribuição inédita de kits de higiene íntima para a população em situação de vulnerabilidade, realizado pela primeira vez no município.
A secretária ressalta que a população de Mirador sentiu os impactos dessa gestão eficiente. “Houve uma melhoria significativa nos serviços ofertados pela Assistência Social, com mais investimentos e atendendo quem realmente mais precisa”, afirmou.
Embora Mirador tenha se destacado no Paraná, Andressa reforça que o diferencial do município está na parceria entre os setores de licitação e contabilidade, que garantem um fluxo eficiente na execução dos recursos.
Com o reconhecimento estadual, a meta da gestão municipal é manter esse desempenho nos próximos anos. “Queremos continuar aplicando 100% dos recursos, garantindo um trabalho bem executado e fortalecendo nossas parcerias”, concluiu a secretária.