REINALDO SILVA
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O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex Cruz de Oliveira, foi categórico: “A duplicação está garantida”. Referiu-se especificamente ao trecho da BR-376 que liga Paranavaí a Nova Londrina. Os investimentos necessários para a execução da obra estarão previstos no contrato de concessão.
A modelagem foi construída em esforço conjunto dos governos federal e estadual, dividindo a malha rodoviária do Paraná em seis lotes diferentes. A BR-376 no Noroeste do Paraná faz parte do lote 4, que deverá ir a leilão em 2025.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Sandro Alex disse que a duplicação das rodovias está condicionada à contagem de veículos. “Nesta concessão teremos números em tempo real. Quando você tem acesso à contagem de veículos, você já sabe que automaticamente haverá duplicação.”
No caso da BR-376, em setembro do ano passado a Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) contratou uma empresa especializada no monitoramento do fluxo rodoviário. O resultado mostrou que o tráfego no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina cresceu 90% na comparação com os registros feitos em 2019 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O secretário de Infraestrutura e Logística elogiou o trabalho de lideranças e agentes políticos da região, que se uniram para comprovar a necessidade da obra. A reivindicação ganhou o apoio de deputados estaduais e federais e chegou ao Ministério dos Transportes, que abriu o diálogo e sinalizou de forma positiva a intenção de atender à demanda.
PONTE
No sábado (25), Sandro Alex participou da Assembleia Itinerante, um projeto do Legislativo do Paraná que leva sessões especiais os municípios do interior. Durante se pronunciamento, o parlamentar lembrou que faltam seis meses para a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção da ponte sobre o Rio Paraná ligando o estado a Mato Grosso do Sul.
“São quase R$ 3 milhões que nós estamos executando de projeto para essa ponte, que terá dois quilômetros”, disse, acrescentando que a construção da ponte tornará necessária a duplicação da BR-376 para garantir melhores condições de trafegabilidade para o escoamento da produção agrícola até o Porto de Paranaguá.
PR-218
Na conversa com Sandro Alex, o Diário do Noroeste perguntou sobre outro pedido da comunidade do Noroeste do Paraná, a melhoria da PR-218 entre Paranavaí e do Distrito de Graciosa.
Entre os pontos prioritários estão a duplicação da rodovia, a readequação da chamada “curva da morte” e o alargamento da ponte sobre o Rio Paranavaí
O secretário afirmou: “Estamos trabalhando em todo o estado tanto na conservação quanto na correção e na sinalização das rodovias. São rodovias com 40, 50 anos. São rodovias antigas e que ao longo desses anos tiveram aumento no fluxo de carros”.
Em relação à PR-218, Sandro Alex disse: “Vou determinar que verifiquem qual é a condição de sinalização nesse trecho e ver se há necessidade de correção geométrica, para dar respostas do que vai ser feito ou está sendo feito nos próximos dias”.