Na manhã desta quinta-feira (14), um homem, morador do Jardim Campo Belo, foi encaminhado até a Delegacia pelas equipes da Vigilância em Saúde e da Guarda Municipal e deve responder criminalmente por maus tratos de animal e atentado contra a saúde pública. Isto porque, durante uma fiscalização, os agentes de endemias e de zoonoses encontraram um cachorro acorrentado e em com graves ferimentos, além de mais de 20 focos de larvas do mosquito da dengue espalhados pelo quintal da casa.
“Os agentes de endemias receberam uma denúncia via Ouvidoria na quarta-feira, dia 13, com relação a uma residência com focos de larvas da dengue. A equipe foi até o local e viu a situação de maus tratos do cachorro, acorrentado em meio a materiais recicláveis. Como o proprietário não estava na residência, não foi possível fazer a vistoria; então, hoje reunimos a equipe de endemias, da zoonoses e pedimos apoio da Guarda Municipal e fomos até o local verificar a situação”, explica a gerente de Zoonoses da Vigilância, Ana Souza.
Segundo informações da Vigilância, o cachorro foi encaminhado para cuidados veterinários à SPAP (Sociedade Protetora dos Animais) em estado grave, com ferimentos na pata, gastroenterite e anemia.
O local é utilizado como um depósito de materiais recicláveis, por isso tem muito material estocado que pode acumular água e colaborar para a proliferação das larvas da dengue. Os focos de dengue encontrados na residência foram eliminados pelas equipes de endemias.
Até o fechamento desta reportagem, o homem ainda estava na Delegacia aguardando para dar depoimento. Só depois de ser ouvido as autoridades decidem se ele vai responder pelos crimes de maus tratos e atentado contra a saúde pública em liberdade ou seguirá detido. Ele já é reincidente por ambas a infrações – uma de maus de tratos no ano passado e uma de focos de dengue este ano.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí