A solução para o problema que atinge parte da população de Porto Rico há décadas, as enchentes, foi a pauta da Audiência Pública realizada na noite desta quarta-feira (9). A obra, orçada em R$ 4.950.000,00, será custeada com recursos captados através de empréstimo junto ao Banco do Brasil.
“A solução do problema dos alagamentos é uma das prioridades da minha gestão, e estamos trabalhando muito para que nos próximos meses a obra seja iniciada. Vai beneficiar as famílias que sofrem com os alagamentos”, destacou o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas).
A engenheira Leoni Dal-Prá, responsável pela elaboração do projeto de drenagem urbana em Porto Rico, explicou todo o projeto, apontando o novo traçado da rede de captação da água das chuvas.
Lembrando que a atual rede não comporta o volume de água de chuvas mais volumosas, além de passar por baixo de algumas residências da cidade.
“O primeiro projeto de drenagem foi elaborado em 2011, mas não foi para frente por falta de recursos, esse novo projeto leva em conta toda a topografia do terreno, a impermeabilidade do solo, entre outros fatores que possam afetar a execução,” relatou Dal-Prá.
O projeto de Lei para contratação do empréstimo deve seguir para análise dos vereadores ainda esse mês. Os participantes da Audiência Pública se mostraram a favor da captação do recurso para sanar o problema de alagamentos em alguns pontos da cidade.
“Essa obra irá acabar com os alagamentos nas residências, sanando esse problema que vem há décadas prejudicando nossa população, e vamos entregar essa obra nessa gestão”, finalizou o vice-prefeito Antônio Felipe dos Santos (Piu).