Nove idosos e uma funcionária do Asilo Lins de Vasconcelos seguem internados na Ala Covid da Santa Casa de Paranavaí. Eles contraíram a doença durante o surto confirmado pela Secretaria de Saúde na semana passada, com 34 moradores infectados. Desse total, 20 precisaram ser levados para leitos hospitalares.
De acordo com a Prefeitura de Paranavaí, na segunda-feira (20) eram seis pacientes em leitos de UTI e cinco na Enfermaria do hospital. Além disso, cinco estavam internados na Enfermaria da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e quatro foram encaminhados para unidades da Macrorregião Noroeste.
Na terça-feira (21), a Santa Casa confirmou a morte de um dos idosos, homem de 65 anos, com comorbidades associadas. Ontem, a Prefeitura de Paranavaí informou que não havia mais pacientes internados na UPA, mas não atualizou a condição das pessoas levadas para outras cidades.
Até a disseminação do coronavírus dentro do Asilo Lins de Vasconcelos, eram 36 idosos residentes e 28 funcionários, dos quais nove testaram positivo para Covid-19. Agora, equipes da Prefeitura de Paranavaí fazem o acompanhamento diário da situação de moradores e trabalhadores.
Depois da confirmação do surto, a Secretaria de Saúde emitiu nota destacando que está acompanhando a evolução dos pacientes desde os primeiros casos positivos, através da Vigilância em Saúde, da Atenção Primária e da Coordenação do Idoso. Servidores da Assistência Social também estão atuando no caso.
Segundo a nota, a Vigilância em Saúde acionou o Ministério Público para informar sobre o surto, procedimento protocolar quando se trata de risco à saúde pública. O texto também citou que a instituição de longa permanência foi intimada com relação ao uso correto de equipamentos de proteção individual e manejo clínico dos idosos. (RS)