Inconsistência na rede compromete residências, escola, unidade básica de saúde, estabelecimentos comerciais e indústrias. Copel avaliará a situação
REINALDO SILVA
Da Redação
Manhã de terça-feira, 30 de setembro de 2025. As luzes se apagam no Distrito de Mandiocaba, em Paranavaí. Falta energia elétrica para manter equipamentos funcionando nas casas, na escola, na unidade básica de saúde, nos estabelecimentos comerciais, nas indústrias. Não é a primeira vez. Não é a segunda vez. Oscilações e quedas são frequentes.
“Acontece toda semana”, assegura o empresário Maik Juliano Moretto, que atua no segmento de metalurgia. Segundo ele, a interrupção no fornecimento de energia elétrica compromete o andamento dos trabalhos, comprometendo, inclusive, a entrega de produtos e serviços para os clientes. A empresa chegou a acumular 14 horas de espera em poucos dias.

Foto: Gustavo Romano
A equipe do Diário do Noroeste foi até o Distrito de Mandiocaba na última quarta-feira (1º) e conversou com pessoas da comunidade. Os relatos são carregados de indignação e desesperança. Depois das inúmeras tentativas de resolver o problema, não sabem mais a quem recorrer.
De acordo com moradores, a situação interfere no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Clemente Niehues, que compartilha o prédio com a Escola Estadual do Campo. Sem ventiladores e ares-condicionados para amenizar as altas temperaturas, crianças e adolescentes têm dificuldade de concentração, portanto não assimilam o conteúdo de forma eficiente.
Providências
Cientes da necessidade de providências, os vereadores Josival Moreira e Maurício Miranda protocolaram o Requerimento 215/2025, lido e aprovado em regime de urgência na sessão ordinária da última segunda-feira (29). Eles pediram à Mesa Diretora que encaminhe ofício à Copel para a adoção de medidas como a expansão da rede no Distrito de Mandiocaba.
“Tal solicitação se justifica diante das constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que vêm afetando significativamente tanto a área urbana quanto a rural do referido distrito, causando transtornos à população, prejuízos a comerciantes, produtores rurais e demais usuários, além de comprometer serviços essenciais”, diz o texto.
Os vereadores argumentam que a melhoria da infraestrutura “é fundamental para garantir qualidade de vida, segurança e desenvolvimento econômico”, por isso classificam como imprescindíveis a realização de estudos técnicos e a implementação de ações que assegurem regularidade e eficiência no fornecimento de energia elétrica no Distrito de Mandiocaba.

Foto: Gustavo Romano
O que diz a Copel
O Diário do Noroeste entrou em contato com a Copel e solicitou informações sobre o problema enfrentado pela comunidade local. Por meio da assessoria de imprensa, a Companhia Paranaense de Energia garante que “irá providenciar uma inspeção detalhada da rede elétrica que atende a localidade de Mandiocaba, em Paranavaí, a fim de detectar possíveis ações necessárias para evitar novos desligamentos”.