Raro de ser avistado na Região Noroeste do Paraná, o fenômeno atmosférico mar de nuvens foi registrado nos Três Morrinhos por moradores de Terra Rica. As imagens foram feitas no sábado (29 de julho) por volta das 8h30.
O mar de nuvens é um fenômeno que ocorre nas proximidades de regiões montanhosas, onde é formada uma camada de nuvens que fica abaixo do topo dos morros.
Um dos privilegiados a comtemplar esse fenômeno foi o estudante de engenharia elétrica, Lucas Gaiotti Pavão, de 22 anos. “Me senti muito feliz por ter a possibilidade de vivenciar esse momento e que o esforço que fiz e os desafios que me propus, estavam valendo a pena”, disse o estudante.
Lucas conta que a subida nos Três Morrinhos fazia parte de um treinamento que ele e mais cinco pessoas estavam realizando como preparação para a trilha do Caminho do Itupava, próximo a Curitiba.
O grupo subiu os Três Morrinhos por três vezes neste dia. A primeira vez que chegaram ao topo foi por volta das 7h30. A segunda vez foi às 8h30, momento em que puderam desfrutar da paisagem formada pelo mar de nuvens.
“Fomos presenteados por esse magnífico espéculo da natureza. Algo raríssimo de acontecer na nossa região de altitude baixa, ficamos empolgados com a paisagem e aproveitamos ao máximo fazendo fotos e admirando o andar das nuvens”, relembra o estudante.
Meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), William Max explica que esse fenômeno é raro de acontecer nos Três Morrinhos por causa das condições climáticas da região.
Para a formação do mar de nuvens são necessários alguns fatores climáticos, entre eles a umidade relativa do ar acima dos 90%, no topo do morro a temperatura abaixo dos 10 graus, situação contrária da superfície que precisa estar acima dessa da registrada no topo. Os ventos também são fatores preponderantes e não podem passar dos cinco quilômetros por hora.
Ver essa foto no Instagram