(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Água subiu e comprometeu alguns atrativos turísticos
Água subiu e comprometeu alguns atrativos turísticos

REGIÃO

Moradores deixam casas após cheia do Rio Paraná em Querência do Norte

O nível do Rio Paraná, na Região Noroeste do Estado, chegou ao seu maior nível desde o ano passado batendo quase 6 metros de altura. A capacidade normal é de aproximadamente 1,5 metro. Os ribeirinhos de Querência do Norte precisaram ser retirados das casas pela Defesa Civil. O Órgão alerta para novas cheias em decorrência das fortes chuvas que ocorreram na noite desta terça-feira, dia 28.

De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível anterior do rio foi a 5,20 metros. No dia 18 de fevereiro, a Defesa Civil alertou moradores próximos do rio por conta da alta elevação do nível da água.

Segundo a Prefeitura da cidade, algumas pessoas perderam plantações e animais. Conforme a Defesa Civil, são 36 ilhas com cerca de 50 moradores que ficam no perímetro de Querência do Norte. Sete moradores foram retirados das áreas de risco e realocados.

O órgão informou que a água subiu por causa da abertura das comportas de usinas de São Paulo e Mato Grosso do Sul para que os reservatórios não transbordassem. Além das fortes chuvas registradas na Região Centro-Oeste do País. A Defesa Civil alertou que o nível do rio pode subir ainda mais nos próximos dias.

Prainhas desaparecem – O fenômeno fez com que prainhas da região desaparecessem. Em Porto Rico, também no Noroeste, parte da calçada da orla foi destruída pela enchente. O mirante de cerca de 30 metros de extensão foi danificado por causa das cheias. A Prefeitura interditou os dois locais, pois apresentam risco de desabamento.

A prainha de Porto São José, perto de Porto Rico, também foi tomada pela água. A orientação do Corpo de Bombeiros é redobrar a atenção ao tomar banho no local.

Veja orientação abaixo. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), as cheias são necessárias para o equilíbrio da fauna e flora e contribuem para a reprodução dos peixes.

Cuidados – O Corpo de Bombeiros alerta para redobrar os cuidados ao entrar na água, pois com a vazão acima do normal, a correnteza fica mais forte e pode causar acidentes. Segundo a corporação, os banhistas não são barrados nos locais, mas é preciso respeitar a sinalização. Os socorristas informaram ainda que se o nível do rio subir mais, não será possível manter os postos de guarda-vidas nos locais.

(Fonte: Agência Estadual de Notícias)

Nível da água pegou moradores e turistas de surpresa

Compartilhe: