Morreu em Curitiba nesta segunda-feira (30), aos 84 anos, a poetisa, declamadora e professora Roza de Oliveira. Nascida em Santo Antônio de Pádua (RJ), Roza adotou o Paraná como lar ainda na infância, tendo crescido em Paranavaí e se estabelecido em Curitiba em 1979.
Membro da Academia Feminina de Letras do Paraná (Cadeira nº 32) e da União Brasileira de Trovadores (UBT), Roza de Oliveira dedicou sua vida à arte da palavra. Foi mestra na literatura brasileira, professora universitária e declamadora de voz e memória ímpares, reconhecida pela sensibilidade tanto na poesia lírica quanto na ficção infantil e nos ensaios.
Roza era irmã de Paulo César de Oliveira, figura icônica do cenário das artes em Paranavaí. Paulinho ou PC, como era conhecido, fundou o grupo Gralha Azul, foi vereador e presidiu a Fundação Cultural. PC morreu em 2018.
Roza deixa um legado de imenso valor para a cultura do Paraná e do Brasil. Suas trovas e seus versos continuarão a ecoar como testemunho de uma alma que, como ela mesma descreveu em sua obra, era “visceralmente poeta”. A família aguarda a chegada do corpo de Curitiba a Paranavaí para definir horário e local do velório e do sepultamento.



