O ex-vereador de Alto Paraná, Alexandre Assis Rodrigues, mais conhecido como Pau Véio, morreu na quarta-feira (23), aos 52 anos. Ele estava afastado da vida pública desde setembro de 2021, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo informações apuradas, ele teria sofrido um segundo AVC, agravando ainda mais o quadro de saúde.
Eleito pela primeira vez em 2016 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Pau Véio obteve 308 votos. Em 2020, foi reeleito pelo Partido Liberal (PL) como o segundo vereador mais votado do município, sendo posteriormente eleito presidente da Câmara de Vereadores. Ele permaneceu no cargo até o afastamento por questões de saúde.
Rogério Weise, vereador de Alto Paraná, lamentou a perda e ressaltou o trabalho de Pau Véio pela saúde pública. “Ele lutou muito para que a saúde chegasse àqueles que não têm condições financeiras. Sempre estava no setor público, na Secretaria de Saúde, cobrando, exigindo que fosse cumprida a Constituição, garantindo o direito à saúde para todos. Nenhum vereador atuou mais do que ele nessa área, especialmente para os boias-frias, como ele dizia. Uma perda irreparável que nos deixa com um grande sentimento de tristeza”, afirmou.
O vice-prefeito, Carlino Fraga (Mirador), também se pronunciou sobre a morte de Pau Véio. “Recebemos com profunda tristeza, em Curitiba, a notícia da morte do nosso eterno vereador. Perdemos um grande ser humano, um amigo leal e um companheiro fiel. Pau Véio era um homem com o coração cheio de esperança e amor, com muita vontade de trabalhar pelo povo. Que Deus traga o conforto necessário à sua família e a todos que, assim como eu, já sentem o vazio que ele deixou”, disse.
Pau Véio sempre foi lembrado por sua atuação em defesa das classes mais necessitadas, especialmente os trabalhadores rurais e pequenos produtores. O atual presidente da Câmara de Alto Paraná, Antônio Bueno, destacou sua importância histórica no município. “Ele dizia ser o primeiro presidente negro da Câmara de Alto Paraná. Seu mandato foi marcado pela dedicação às pessoas humildes e aos trabalhadores rurais. Um cidadão fantástico, que deixa um legado de luta e respeito”, declarou.