REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Quando chegou à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na manhã de quinta-feira (24), Marcos Vinicius da Costa Souza já estava decidido: assim que concluir o ensino médio, quer cursar Enfermagem. Ele e os colegas do terceiro ano visitaram a Mostra de Profissões em Paranavaí e conheceram diferentes opções de graduação e oportunidades para o mercado de trabalho.
“Achei muito interessante, não tinha todo esse conhecimento. Confirmei minha decisão”, disse o adolescente de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Carlos Gomes, de São João do Caiuá.
De manhã e à noite, centenas de pessoas participaram do evento, passaram por salas de aula e laboratórios, aprenderam, tiraram dúvidas e aproveitaram a ocasião para ver de perto toda a estrutura da Unespar.
O evento no campus de Paranavaí segue nesta sexta-feira (25), somente no período matutino. No campus avançado de Loanda, a Mostra de Profissões ocorre à noite.
“O objetivo é fazer com que os alunos do ensino médio conheçam a universidade e façam o vestibular”, disse a diretora do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa, que enfatizou: “A Unespar é pública e gratuita”.
Coordenadora da Mostra de Profissões, a professora Heloá Costa, do curso de Enfermagem, garantiu que o número de visitantes superou as expectativas, superando 1.500 pessoas nestes dois dias de evento.
Os mais procurados são Direito, Enfermagem e Educação Física, mas os laboratórios de outras graduações também chamam a atenção dos alunos do ensino médio. A exposição de espécies de animais e a possibilidade de analisar organismos pelas lentes do microscópio atraíram os adolescentes até o laboratório de Ciências Biológicas.
Ali também estavam as estudantes Maria Eduarda, Jaqueline, Amanda e Lorena, do Colégio Dr. Marins Alves de Camargo, de Paranavaí. Acompanhadas da professora Layane Castiglioni Tasca, as meninas apresentaram os resultados de pesquisas que desenvolveram em parceria com as acadêmicas da Unespar Maísa Velich Machado e Rafaela Morais de Lima, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Na bancada, brigadeiro com pimenta-rosa e bolo e salgado com espinafre africano, prontos para a degustação. Delícias para o paladar e porções de conhecimento sobre as propriedades de cada planta.
A diversidade de atividades recebeu elogios de Renata Cristina da Silva Trois, que ensina língua portuguesa Colégio Estadual Carlos Gomes, de São João do Caiuá. Ela acompanhou os alunos durante a Mostra de Profissões da Unespar e disse que ter acesso a novos conhecimentos é fundamental para os adolescentes, principalmente aqueles que estão prestes a escolher a futura carreira profissional.
A professora de São João do Caiuá também falou da importância da universidade pública como fonte de formação acadêmica. “Sempre falo que a Unespar é uma excelente instituição e, o melhor, é gratuita.”
Vestibular – Para os estudantes que estão concluindo o ensino médio ou já terminaram essa etapa e pretendem fazer o vestibular, as inscrições do processo seletivo da Unespar vão até 30 de agosto. O prazo para pedir a isenção da taxa de R$ 50 termina nesta sexta-feira.
As provas serão aplicadas no dia 8 de outubro em todos os campi da Unespar – Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Loanda, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. São mais de 70 cursos de graduação, 12 deles em Paranavaí e três em Loanda. Interessados devem acessar www.vestibular.unespar.br e fazer a inscrição.
Não há limitação geográfica, ou seja, o candidato a uma vaga no campus de Curitiba pode fazer a prova em Paranavaí, regra que vale para todos os campi.
Em Paranavaí são ofertados: Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Serviço Social e Pedagogia.
No caso de Loanda, são três cursos tecnólogos: Gestão de Turismo, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão de Produção Industrial.