Um dos mais tradicionais eventos esportivos de Paranavaí chega a sua 47ª edição
O Campeonato Interno de Voleibol Misto (Civom), um dos mais tradicionais eventos esportivos de Paranavaí, chega a sua 47ª edição em 2025. E para contar a história de como surgiu a competição, o Diário do Noroeste entrevistou Mario Yukio Ohe, professor de Educação Física e idealizador do torneio. “Motivo de orgulho ver o que o Civom se tornou”, disse Mario.
Ele relembra que a ideia de criar a competição foi durante uma conversa com Izabel Obara no Clube SPDC de Paranavaí em 1978. De lá para cá, o torneio não foi realizado apenas uma vez, em 2021, por conta da pandemia da Covid-19.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
No início o objetivo era desenvolver uma atividade para os associados do clube durante o período de férias. O vôlei foi escolhido pela afinidade que Mario e Izabel tinham com a modalidade, além da possibilidade de pessoas de diferentes idades e sexo poderem praticar juntas.
As primeiras edições foram em condições bem inferiores ao cenário de hoje. Os três primeiros campeonatos ocorreram na quadra de cimento batido e iluminação inadequada que o clube possuía. Atualmente a competição é realizada no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga (Lacerdinha), que oferece conforto adequado para os participantes e para os expectadores.
O Civom passou ser disputado no Lacerdinha após a 3ª edição. A infraestrutura e grande procura de não associados em participar da competição foram motivos para a mudança de local.
“Não imaginava que iria crescer tanto, pois o objetivo inicial era oferecer lazer aos associados”, contou Mario. Em 2024, o Civom recebeu mais de 300 inscrições. Para 2025 a expectativa é ultrapassar esse número.
Para Mario foi uma grata surpresa a aceitação e participação da população. Ele avaliou que o sucesso da seleção brasileira de vôlei ajudou a difundir o esporte em todo o Brasi. Recente, a participação do paranavaiense Arthur Lanci nos Jogos Olímpicos de Paris foi outro fator de inspiração para a população praticar o vôlei, apontou.
O 47º Civom terá início no dia 24 de janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro, por meio do link: https://forms.gle/ecpb89YWa4WivK8P9 .
Participando apenas foras das quadras, na coordenação, Mario reforçou o convite para a população e ainda afirmou que o Civom é uma competição familiar.
As categorias do Civom são:
Classe A – Para atletas do sexo masculino que tenham participado recentemente dos Jogos Abertos do Paraná ou dos Jogos da Juventude do Paraná.
Classe B – Para atletas de ambos os sexos que já tenham jogado ou que tenham uma boa noção da modalidade.
Classe C – Para atletas de ambos os sexos que sejam iniciantes ou que utilizem o voleibol como uma ferramenta de recreação e diversão.
Classe Máster – Para atletas de ambos os sexos que já tenham jogado a modalidade ou que queiram se divertir. Para participar dessa classe, os homens devem ter idade acima de 35 anos e as mulheres acima de 30 anos.