Um motorista de um treminhão foi preso na noite desta sexta-feira (3) durante uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal na BR-376, entre os municípios de Paranavaí e Maringá. No trecho de Nova Esperança, os policiais observaram o veículo transitando em zigue-zague.
Após ordem de parada com sinais sonoros e luminosos, o caminhão trator Vw/29.520 Meteor 6, de cor branca, com três semirreboques e placas de Nova Andradina/MS, obedeceu a ordem de parada dois quilômetros à frente.
Durante a abordagem, os policiais notaram uma garrafa de cachaça na porta do motorista, com aproximadamente um quarto de bebida, além de sinais claros de embriaguez, como odor etílico, fala desconexa, vestes desordenadas e olhos avermelhados. O motorista, de 35 anos, também apresentou uma postura irônica diante da abordagem policial.
Ao verificar a carga, constatou-se que o veículo transportava 47 toneladas de açúcar, e o condutor afirmou estar vindo de Nova Andradina/MS com destino a Maringá. Mesmo diante da oferta para realizar o teste de alcoolemia, o motorista se recusou. Ele confessou aos policiais que havia consumido conhaque.
Diante desses fatos, os policiais lavraram o Termo de Constatação de Embriaguez ao Volante e encaminharam o motorista à Delegacia de Polícia Civil em Nova Esperança. A autoridade policial arbitrou uma fiança de R$ 15 mil.
Além da prisão, o motorista foi multado pela recusa ao teste do etilômetro, por transitar pelo acostamento e em marcas de canalização, totalizando R$ 4.695,52 em multas. Ele também enfrentará um processo administrativo que pode resultar na suspensão de sua CNH por 12 meses e um processo criminal com pena de até três anos de detenção.
Os policiais constataram ainda que esse não era o primeiro caso do motorista. No dia 2 de janeiro de 2023, ele foi flagrado pela PRF em Campo Grande/MS, dirigindo sob o efeito de álcool, com um índice mais de três vezes superior ao considerado crime de trânsito.