(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Premiação foi realizada na última quarta-feira
Premiação foi realizada na última quarta-feira

INSTITUCIONAL

MPPR conquista 1º lugar do Prêmio CNMP com projeto de inteligência para maior efetividade na segurança pública

O Ministério Público do Paraná conquistou o primeiro lugar do Prêmio CNMP, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público que reconhece projetos que contribuem para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.

O trabalho ganhador foi o projeto CEAP 360° – Inteligência para análise e controle externo da atividade policial, que concorreu na categoria Atuação Finalística III – Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública com o Ministério Público da Bahia (2º lugar) e de Goiás (3º lugar).

A iniciativa, desenvolvida pelo Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) e pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (SubPlan) do MPPR, ficou entre as 54 finalistas das 18 categorias da premiação. Ao todo, foram inscritos 772 projetos de todo o país, sendo 27 deles apresentados pelo MPPR.

O CEAP 360º visa aprimorar o controle externo por meio do uso estratégico de dados e ferramentas de inteligência, promovendo maior resolutividade, transparência e efetividade na atuação do Ministério Público na área da segurança pública.

Solenidade

O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, participou da solenidade de premiação, realizada nesta quarta-feira, 10 de setembro, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília. Zanicotti comemorou a conquista ao lado do promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois, que representou os autores da iniciativa na cerimônia.

“Esse reconhecimento nacional é motivo de orgulho para todos nós”, destaca o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti. “A ferramenta demonstra como o uso estratégico de dados pode contribuir para uma segurança pública mais efetiva, transparente e próxima do cidadão. É uma conquista coletiva, que valoriza o trabalho das equipes envolvidas e reafirma o nosso papel na defesa da sociedade.”

Segundo o promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois, o prêmio valoriza uma temática que tem ganhado destaque no cenário nacional: o controle externo da atividade policial. “O MPPR foi pioneiro ao desenvolver uma ferramenta inédita, que apoia diretamente a atuação do promotor de Justiça ao reduzir tarefas rotineiras e permitir uma análise qualificada de dados. Essa inovação fortalece a atividade finalística do Ministério Público e amplia nossa capacidade de contribuir para a formulação de políticas públicas de segurança mais eficazes. A premiação representa, portanto, o reconhecimento do esforço institucional em buscar soluções modernas e estratégicas para melhor servir à população”, afirma.

Também esteve presente no evento a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais, unidade especializada do Ministério Público do Paraná.

Conheça o projeto ganhador – CEAP 360º – Inteligência para análise e controle externo da atividade policial.

Autores: Ricardo Casseb Lois, Laienny Zardo, Diego Luiz de Luca, Alexey Choi Caruncho, Heric Stilben e Alexandre Pedrozo.

A Ferramenta de Apoio às Visitas de Controle Externo da Atividade Policial (Ferramenta CEAP) é uma plataforma digital desenvolvida pelo MPPR para sistematizar informações estratégicas obtidas no controle externo da atividade policial. Ela busca otimizar e qualificar a coleta, tratamento e análise de dados, visando uma atuação mais efetiva na tutela coletiva de segurança pública. Baseada na metodologia da Resolução nº 279/2023 do CNMP, suas funcionalidades incluem agendamento, pré-análise, correção de dados pela unidade policial, relatórios pós-visita, paineis analíticos e envio automatizado de dados ao CNMP. A solução substitui o preenchimento manual de formulários e planilhas, sistematizando a análise e o acompanhamento das informações.

Compartilhe: