(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REGIÃO NOROESTE

Mudança no CIS/Amunpar permite ampliar oferta de produtos e serviços para além da saúde

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), que atende a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), está passando por mudanças. Na última sexta-feira (26), durante assembleia extraordinária, os prefeitos aprovaram a ampliação do alcance de atuação da entidade, incluindo na lista de produtos e serviços a assistência social e o desenvolvimento regional.

Trata-se de uma transformação estratégica, pois, da mesma forma que na saúde, será possível fazer aquisições em grande escala em outras áreas. “A compra em escala é mais vantajosa, porque reduz custos”, resumiu a diretora-geral do CIS/Amunpar, Nair Maria Vichietti Dinis.

Entre as possibilidades está a estruturação de um abrigo regional para acolher crianças em situação de risco ou que aguardam adoção. Também estão previstos investimentos consorciados em educação, infraestrutura, turismo e meio ambiente, explicou o advogado do CIS/Amunpar, Guilherme Kravutschke.

Inicialmente não haverá custos adicionais para as prefeituras, mas à medida que as demandas crescerem será preciso reorganizar a estrutura da entidade e aumentar os valores dos repasses. Se no futuro a necessidade for detectada, os gestores serão devidamente informados, afinal o consórcio é mantido com recursos financeiros dos municípios.

Presidente do CIS/Amunpar, Freonizio Valente falou da importância do novo modelo para os municípios. Foto: Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí

O presidente do CIS/Amunpar e prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente, defendeu o modelo consorciado de gestão e reiterou que permitirá ampliar os atendimentos. Todos os municípios serão beneficiados, mas principalmente os menores, que têm orçamentos mais baixos, o que deixa as limitações financeiras mais evidentes.

Para garantir a integração das prefeituras ao novo formato será necessário que as câmaras de vereadores e aprovem a mudança, que, aliás, também se estende ao nome da entidade: Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços.

O CIS/Amunpar é o terceiro do Paraná a incluir outras áreas de atuação para além da saúde. O modelo já foi adotado na Região Metropolitana de Curitiba e na Associação dos Municípios do Médio Norte (Amenorte), na região de Cianorte.

Compartilhe: