(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

REGIÃO NOROESTE

Mudança no CIS/Amunpar permite ampliar oferta de produtos e serviços para além da saúde

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), que atende a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), está passando por mudanças. Na última sexta-feira (26), durante assembleia extraordinária, os prefeitos aprovaram a ampliação do alcance de atuação da entidade, incluindo na lista de produtos e serviços a assistência social e o desenvolvimento regional.

Trata-se de uma transformação estratégica, pois, da mesma forma que na saúde, será possível fazer aquisições em grande escala em outras áreas. “A compra em escala é mais vantajosa, porque reduz custos”, resumiu a diretora-geral do CIS/Amunpar, Nair Maria Vichietti Dinis.

Entre as possibilidades está a estruturação de um abrigo regional para acolher crianças em situação de risco ou que aguardam adoção. Também estão previstos investimentos consorciados em educação, infraestrutura, turismo e meio ambiente, explicou o advogado do CIS/Amunpar, Guilherme Kravutschke.

Inicialmente não haverá custos adicionais para as prefeituras, mas à medida que as demandas crescerem será preciso reorganizar a estrutura da entidade e aumentar os valores dos repasses. Se no futuro a necessidade for detectada, os gestores serão devidamente informados, afinal o consórcio é mantido com recursos financeiros dos municípios.

Presidente do CIS/Amunpar, Freonizio Valente falou da importância do novo modelo para os municípios. Foto: Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí

O presidente do CIS/Amunpar e prefeito de Santa Isabel do Ivaí, Freonizio Valente, defendeu o modelo consorciado de gestão e reiterou que permitirá ampliar os atendimentos. Todos os municípios serão beneficiados, mas principalmente os menores, que têm orçamentos mais baixos, o que deixa as limitações financeiras mais evidentes.

Para garantir a integração das prefeituras ao novo formato será necessário que as câmaras de vereadores e aprovem a mudança, que, aliás, também se estende ao nome da entidade: Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços.

O CIS/Amunpar é o terceiro do Paraná a incluir outras áreas de atuação para além da saúde. O modelo já foi adotado na Região Metropolitana de Curitiba e na Associação dos Municípios do Médio Norte (Amenorte), na região de Cianorte.

Compartilhe: