Ao longo dos anos as mulheres vêm ganhando espaço e destaque em diversas áreas que historicamente são predominantemente ocupadas por homens. Situação que não é diferente nos mercados imobiliário e da construção em Paranavaí.
Com intuito de reconhecer as mulheres que vem se destacando, a diretoria da Mulher do Creci Paraná fez uma homenagem a dez representante do setor em Paranavaí. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu na noite de sexta-feira (8), data que marca o Dia Internacional da Mulher.
As homenageadas foram: Sandra Gripp Novaes Fernandes – engenheira civil; Marisa de Lourdes Pimenta Abreu Picolli – arquiteta; Patrícia Romera de Paula – SIDUR engenheira;
Carla Aparecida Acencio – vendedora de material de construção; Marina Fonseca – corretora de imóveis e diretora do Creci Mulher; Patrícia Carolina Francisco da Silva Cordeiro – arquiteta e urbanista; Jeovana de Oliveira Simonetti – Construteto materiais para construção; Eliandra Soares da Silva – empreiteira de obra; Aparecida Silveira Gonçalves – vereadora; Ilza Pereira da Silva – empresária e construtora.
Delegada municipal de Paranavaí do Creci-PR e diretora do Creci Mulher, Ana Carolina Nakatani conta que a ideia surgiu por conta do Dia Interacional das Mulheres e que tem o objetivo de homenagear todas aquelas que estão no mercado imobiliário e construção civil.
“São mulheres que estão desde a fase de projetos, vendas de materiais, no dia a dia das obras e até venda dos imóveis.”
Apesar de todas as dificuldades que as mulheres enfrentam, a diretora avalia que a cada dia elas têm se destacado e avançado mais. Ana Carolina ressalta que o machismo e assédio são dois dos vários desafios que a figura do sexo feminino passa nesse setor.
Também diretora do Creci Mulher, Marina Fonseca afirma que a mulher precisa ter muita garra e persistência para se manter no ramo imobiliário, pois o preconceito ainda é muito grande.
Marina deixa uma mensagem para que as mulheres se valorizem e estejam onde queiram.