Ação promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres terá exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas neste sábado (8), na Praça da Xícara
Cibele Chacon
Da Redação
Neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, a Praça da Xícara, em Paranavaí, receberá o evento “Mulheres em Cena”, promovido pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. A programação tem início às 16h e contará com exposições, rodas de conversa e apresentações artísticas, proporcionando um espaço de reflexão e celebração do protagonismo feminino.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
De acordo com a vice-presidente do Conselho, Rose Sanga, o evento é uma iniciativa que já ocorre há anos em parceria com a Fundação Cultural, reunindo diversas instituições que integram o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. “O que nos motiva é realmente destacar o protagonismo das mulheres, trazendo à cena tanto as mulheres quanto órgãos e instituições que atuam diretamente com esse público”, explica Rose.
O planejamento do evento teve início no final do ano passado, sendo estruturado de forma aberta, permitindo a inscrição de mulheres e instituições interessadas em participar. “Houve um convite público e, neste ano, recebemos cerca de 30 inscrições. Posteriormente, organizamos essa programação, entramos em contato com cada uma e estruturamos as atividades do dia”, destaca a vice-presidente.

Foto: Divulgação
Roda de conversa e apresentações artísticas
Um dos momentos centrais do evento será a roda de conversa, que reunirá escritoras, integrantes do Núcleo de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidade da Unespar e da Academia de Letras de Paranavaí. O debate, que acontecerá logo após o início das exposições, abordará o tema “Qual o peso de ser mulher na sociedade atual?”.
A partir das 18h, terão início as apresentações artísticas, trazendo diversidade e expressão cultural ao evento. Segundo Rose Sanga, o principal objetivo do “Mulheres em Cena” é “destacar a força e a união das mulheres, a importância da presença feminina tanto no cenário cultural quanto no social e nas lutas por direitos”.
O “Mulheres em Cena” vai contar com materiais sobre o enfretamento da violência doméstica, um espaço de informações com o Coletivo LGBTQIA+, exposição de pinturas, corais, balé, declamação de poesia, dança, banda de rock, entre outros. “Vamos fazer uma tarde de integração entre as mulheres, mas para a apreciação da comunidade também”, explicou Rose.