O COE (Comitê de Operação Emergencial da Covid-19) voltou a se reunir na quarta-feira (15), em face à situação crítica que a cidade se encontra em relação à pandemia de coronavírus.
Após a reunião, a Prefeitura de Loanda divulgou um comunicado para a população confirmando que serão adotadas novas medidas administrativas mais restritivas, tais como suspensão de eventos, suspensão de práticas esportivas com aglomeração de pessoas e intensificação na fiscalização com maior rigor ao descumprimento do isolamento social.
O objetivo é prevenir o contágio e a disseminação do vírus, em razão de sua nova variante identificada na cidade (delta), mediante a edição de decreto municipal a ser publicado.
O município comunicou também que, embora as medidas sejam mais restritivas, ainda assim, não haverá lockdown, ou seja, medidas de confinamento mais rigoroso, com suspensão de atividades econômicas.
A expectativa do COE é que essas medidas mais restritivas ajudem na contenção da disseminação do vírus nas próximas semanas e que desta forma não haja a necessidade de novas restrições mais severas.
Informações preocupantes – Nesta semana a cidade ganhou destaque quando lideranças da área de saúde fizeram apelo à população para que aumente os cuidados em relação ao vírus por conta do número crescente de casos, entrada da variante delta e investigação sobre possível nova cepa na cidade, em investigação.
No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Loanda na terça-feira (14) eram 223 casos ativos, com 20 pessoas internadas e mais 258 casos sendo monitorados. Ao todo desde o início da pandemia eram 3.331 confirmações e 51 óbitos. Como parâmetro, um dado relevante: o número de casos ativos era maior, por exemplo, que o de Paranavaí (70), que tem quatro vezes a mais o número de habitantes.
Vice-prefeito da cidade, o médico Antônio Gil, em entrevista para a Rádio Cidade FM, ressaltou que os pacientes chegam com sintomas já muito avançados. Outra característica é que a maioria de infectados é de jovens.
A secretária de Saúde Ana Paula Alencar reforçou o apelo para que as pessoas aumentem os cuidados em relação ao vírus, como utilização de máscaras, álcool gel e distanciamento social.
Variante delta – Chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva explicou que a variante delta do coronavírus não tem letalidade maior do que as que circulavam no Brasil anteriormente. A diferença é que a transmissão acontece de forma mais rápida.
Ela chamou a atenção para o fato de a população jovem estar mais suscetível à manifestação dos sintomas da Covid-19, especialmente as pessoas que não foram vacinadas. Muitas vezes, é o mesmo público que se expõe a situações de risco, com aglomerações e sem os cuidados necessários para evitar o contágio.
Samira garantiu que mesmo com a situação específica de Loanda, onde o número de casos positivos de Covid-19 teve um salto significativo, o momento epidemiológico de todo o Paraná, inclusive na Região Noroeste, é de queda.
Para além das medidas de prevenção, Samira Silva orientou as pessoas que apresentarem sintomas gripais: ir até uma unidade de saúde. É preciso fazer a testagem e identificar os casos positivos, rastrear os contatos diretos e adotar o isolamento domiciliar desse público, interrompendo, assim, a cadeia de transmissão do vírus.