O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo Fran Boni assinou na manhã desta terça-feira, 16, a ordem de serviço para início de mais uma etapa de obras em no Aterro Sanitário Municipal. O local vem passando por uma série de melhorias nos últimos meses, adequando o mesmo ao que se tem de mais moderno na área.
“Agora vamos construir nosso novo Pátio de Compostagem, com investimentos de R$ 69.000,00. Estamos trabalhando com várias ações para que estejamos cada vez mais sustentáveis com nosso lixo em Santa Cruz de Monte Castelo.”, declarou o prefeito Fran Boni.
O pátio de compostagem é a área da unidade destinada para o tratamento biológico da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. Os resíduos orgânicos após a separação são dispostos em leiras ou pilhas no pátio de compostagem para tratamento.
A saúde pública é totalmente beneficiada com os aterros sanitários, considerando que evita o contato humano direto com o lixo. Ele também impede assim a infecção desses mesmos humanos com animais que possam trazer doenças infecciosas, já que ficam tornam a cidade mais limpa. Algumas vantagens de um aterro sanitário são: Menor impacto ambiental; Redução da liberação de metano na atmosfera; Conversão dos gases em fontes de energias renováveis; Geração de energia com motores a gás.
“Investir no aperfeiçoamento do nosso aterro sanitário é investir na saúde e na qualidade de vida da nossa população. Queremos torná-lo cada vez mais referência na área”, finalizou o prefeito.