Na busca por melhorias e maior incentivo à cultura, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Mônica elaborou um projeto de ações na área para pleitear adesão à Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). A nova lei vai destinar R$ 3,86 bilhões de recursos federais para ações e projetos culturais, em todo o país.
As distribuições de verbas são de acordo com o número populacional de cada munícipio. Com mais de três mil habitantes, o valor destinado à Santa Mônica seria de até R$ 60 mil ano, recursos que ajudariam no incentivo a ações na cultura local, além de possibilitar a restaurações de prédios culturais, afirma a secretária Silvia Mara Martins Demeu.
Ela também explica que o projeto de Santa Mônica já foi elaborado e apresentado junto ao Governo Federal, mas antes da aprovação passará por análise.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceira com os governos Estadual e Federal levou para Santa Mônica a peça de teatro O Fabuloso Circo Acessível, ação que poderá ser usada como base para projetos locais.
A apresentação foi destinada a alunos da rede municipal de ensino.