A Prefeitura de Querência do Norte finalizou as obras das novas instalações da Escola Camponesa Municipal Chico Mendes. O investimento, orçado em quase R$ 2 milhões, só foi possível por causa de uma parceria entre Prefeitura Municipal e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que arcou com cerca de 50% da despesa.
“O que muita gente não sabe, é que vários recursos adquiridos pelo Executivo ou Legislativo, geralmente vem com uma contrapartida municipal e, sabedoria ao utilizar recursos próprios, é essencial para planejamentos a longo prazo. Porém o antigo prédio, devido ao desgaste temporal, está em uma situação em que o adjetivo “precário” já não o define mais. Visto os recentes dados de evasão escolar, não pensamos duas vezes em fazer a obra e proporcionar um espaço mais estimulante aos nossos estudantes”, ponderou o prefeito Alex Fernandes.
Os alunos, professores e funcionários terão à disposição um local totalmente novo, completamente preparado para atender as necessidades escolares. “É uma felicidade imensa poder entregar esta obra para nossa comunidade. Sabemos que a educação é o futuro da nossa cidade, e tudo começa com os pequenos. Esperamos com esta ação melhorar ainda mais o desempenho escolar de nossas crianças”, complementou o prefeito.
Segundo a Comissão da União Europeia, investir na educação dos pequenos desde cedo reduz o risco do abandono escolar futuro. Cada vez mais é entendido que os retornos sobre os investimentos em crianças pequenas são fundamentais, principalmente quando comparado aos investimentos realizados em fases posteriores da vida.