O município de Querência do Norte, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico, informou que realizará um trabalho de Educação Ambiental – Coleta Seletiva – no município e desde já solicita o apoio e a colaboração de toda população.
Serão entregues nas residências sacarias personalizadas para auxiliar na separação dos resíduos. Portanto, a secretaria pede que as pessoas coloquem na sacaria apenas materiais recicláveis, incluindo papel, plástico, vidro e metal.
“Pedimos gentilmente para que os munícipes realizem a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis. Não havendo a separação, a associação não irá levar os recicláveis. Lembrando que os recicláveis serão coletados e destinados para a Associação de Catadores do Munícipio. Faça a sua parte e colabore para manter a nossa cidade cada vez mais limpa e com a sustentabilidade ambiental das futuras gerações”, declarou o prefeito de Querência do Norte Alex Fernandes.
Como benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
A ação atende as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, implantada pela Lei federal nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, lei Federal 12305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e a lei Municipal 1760/2020 (Politica Municipal de Resíduos Sólidos.