Nesta segunda-feira, dia 9, a Prefeitura de Marilena iniciou um “arrastão” para a contenção de focos do mosquito da dengue. A ação está programada para ocorrer até a próxima segunda. As equipes da Prefeitura estão recolhendo materiais que possam servir de criadouro para o mosquito, tais como baldes, garrafas, pneus e outros recipientes que acumulem água parada.
“O objetivo dessa ação é de evitar a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika. Assim, para termos mais agilidade na coleta solicitamos aos moradores que separem os entulhos e objetos deixando-os em ponto fácil de recolhimento. Solicitamos também que os moradores colaborem para o acesso dos agentes de vigilância em saúde nos quintais a serem observados”, declarou a Secretaria de Saúde através de nota oficial.
De acordo com a secretaria os agentes de saúde estarão notificando residências com focos para as devidas providências e em caso de reincidências de não tomar as providências necessárias para a limpeza e higienização do espaço uma multa será aplicada ao responsável pela residência.
“Marilenenses não esqueçam, a dengue se combate todo dia e toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitar a proliferação do Aedes aegypti. Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e descartar o lixo de forma adequada”, declarou o prefeito Zé do Peixe.