A Prefeitura de Paranavaí lamentou, nesta quarta-feira (18) em nota divulgada à imprensa, o falecimento da servidora aposentada Roseli de Oliveira Borges, aos 67 anos de idade, vítima de infarto. A morte ocorreu na terça-feira, dia 17 de outubro. O velório está acontecendo na Capela do Prever e o sepultamento está previsto para às 17h desta quarta.
Segundo relatos dos colegas de profissão, Roseli foi uma enfermeira bastante atuante no âmbito municipal, começando sua carreira como servidora pública no ano de 2001. A partir de 2003, foi coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e desenvolvia ações específicas direcionadas ao diagnóstico do HIV/AIDS, bem como a prevenção à doença. Todas as ações eram direcionadas à população de Paranavaí e região.
Por sua iniciativa, no ano de 2010 o serviço de saúde voltado às questões do HIV/AIDS passou a ser denominado SINAS – Sistema Integrado de Atendimento em Saúde, que se integrou também ao atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Hanseníase, Tuberculos e Hepatites Virais, além da realização de testagem rápida para diagnóstico do HIV, desta vez em sede específica para estes atendimentos, proporcionando assim um melhor acolhimento aos usuários.
Roseli desenvolvia e estimulava os demais profissionais na busca de atenção específica às populações mais vulneráveis. Orientava sua equipe a nunca deixar um paciente sair do serviço de Saúde sem uma orientação que pudesse ajudá-lo. Realizava ações frequentes de busca ativa aos pacientes que não aderiam aos tratamentos e tinha como orientação rotineira aos demais profissionais de saúde, buscando o diagnóstico precoce do paciente as seguintes frases:
“Mancha na pele, pode ser Hanseníase”; e “Tosse, pode ser Tuberculose”.
Pessoa dedicada em sua função, trabalhava com o máximo de sua competência. Tinha o coração gigante e ajudava e protegia seus pacientes, dando o melhor de si no acolhimento e no carinho com eles. Um ser humano especial que fez dela uma enfermeira digna de exemplo a ser seguido por seus colegas de trabalho e seus alunos, que sempre terão em suas lembranças a profissional exemplar para todos que tiveram a honra de trabalhar com ela.
Irmã do saudoso músico PC de Oliveira (do Grupo Gralha Azul), Roseli deixa enlutados o marido Augustinho, os filhos Ana Cláudia, Carlos Alberto e Thais Helena, e toda a rede de amigos e colegas de trabalho da Prefeitura de Paranavaí.
Aos familiares e amigos, o município prestou solidariedade e os mais sinceros sentimentos pela perda.
Fonte: Prefeitura de Paranavaí.