O município de Querência do Norte foi representado, em Brasília, pelo produtor Misael Jefferson Nobre, integrante da APIG -Associação dos Ilhéus Atingidos pelo Parque Nacional de Ilha Grande e APA Federal do Rio Paraná, em um curso de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil.
O evento, realizado entre 8 e 12 de Agosto, é uma parceria entre Ministério Público Federal (MPF), Rede de Povos e Comunidades Tradicionais (Rede PCTs), Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A atividade busca promover a valorização da cultura e da identidade tradicionais como instrumentos de visibilidade e fortalecimento dos direitos dessas populações.
O Projeto Territórios Vivos, dentre outras atividades, incentiva visitas de campo, cursos, oficinas e articulações com entidades civis e autoridades públicas para valorizar a consulta prévia e a forma como as próprias comunidades tradicionais desejam participar das decisões que afetam seu modo de vida.
“Sempre importante termos representantes do nosso município em eventos tão importantes como esses. Em Querência do Norte temos uma mistura de povos muito grande e queremos que todos sejam atendidos da melhor maneira possível”, declarou o prefeito de Querência do Norte Alex Fernandes.