Foi realizada nesta última semana 1° Conferência Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul. Este evento constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais.
Participaram da Conferência o prefeito Marcos Cesar Sugigan, a primeira-dama Cristina, diretores de departamentos e diretores das escolas municipais e estaduais, além de funcionários. A palestrante foi Mara Rúbia que conduziu o processo com muita competência e persistência, não medindo esforços para que tudo saísse perfeito. Participaram ainda o Grêmio Estudantil, voluntários da ASCMEI, integrantes da Terceira Idade-Ascmei, artistas do município (músicos, cantores, escritores, artistas plásticos, artesãos, pintores e outros), e comunidade em geral.
Na oportunidade foi criado o Conselho Municipal de Cultura, com aprovação unânime pelos participantes. Seintegrantes: Magaly, Mônica Puleto, Mônica Andrade, Messila, Esbelta, Monique, Cidinha, Sandra, Cícera, Nivaldo, Kielser e Santo Buso.
O Conselho Municipal de Cultura é um órgão coletivo, com a participação do poder público e da sociedade civil, que colabora na elaboração e fiscalização da política cultural do Governo Municipal.
“Tenho certeza que com essa equipe “juntos faremos uma boa gestão”, declarou o prefeito Cesar Sugigan. Houve também uma participação especial do cantor Kielser, animando e alegrando todos os participantes. Após o encerramento foi servido um café para os participantes.